pão de mel

pao-de-mel.jpg

De vez em quando um pensamento se infiltra no meu consciente e me leva a fazer coisas que variam do levemente interessado ou curioso ao totalmente obcecado. Outro dia um deles se manifestou, me deixando obcecada e me fez esmiuçar livros e web atrás de uma receita de pão de mel. E tinha que ser aquele pão de mel que comi em algum lugar no passado e não qualquer um. Procurei, procurei, procurei e achei essa receita da Paula Cinini do blog The Cookieshop que me pareceu perfeita e bem simples de fazer. Dito e feito. Fiz o pão de mel pro nosso lanchinho da noite de domingo e nem tive a chance de fazer uma foto decente. A imagem acima retrata de uma certa maneira o sucesso da receita. O bolinho praticamente sumiu numa piscada. Ele fica bem denso com uma casquinha bem fininha e crocante por cima. A Paula dá ideias de coberturas, mas nós dispensamos esse toque extra. Apenas substituí o leite pelo buttermilk, o restante da receita segui a risca.

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de açúcar comum
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de noz moscada
1/4 xícara de chá de óleo vegetal
1/2 xícara de chá de mel
1/2 xícara de chá de leite [*substituí por buttermilk]

Pré-aqueça o forno a 356ºF/ 180ºC. Unte uma forma de 20x 30cm com manteiga e polvilhe com farinha. Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o bicarbonato, os açúcares, o cravo, a canela e a noz moscada. Misture bem. Adicione o óleo, o mel e o leite. Misture com uma colher e depois bata em velocidade média na batedeira por uns 3 minutos, até ficar bem homogêneo. Despeje a massa na assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos até o bolo ficar dourado e firme no centro. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

9 comentários em “pão de mel”

  1. Faz já um tempo que eu buscava a receita de pão de mel da minha mãe que eu adorava quando era criança. Busquei como louca igual a você. Não consegui encontrar e a maioria tem chocolate em pó. Iste ingrediente não tinha. Hoje casualmente depois de mais uma busca encontrei e vou fazer prá ver se era este sabor mesmo. Estou botando fé!
    R:espero que voce goste Lelia.

  2. Olá, Fer!
    Sou leitora assídua do seu blog há anos, mas pertenço àquelas que demooooram a sair da moita…
    Mas agora chegou a minha hora. Meu nome é Tatiana, brasileira do ES, há oito anos morando em Berlim, Alemanha. Ou seja, também tendo que rebolar pra substituir ingredientes em pratos brasileiros, e tendo que aprender na marra a cozinhar certas coisas que no Brasil se compram prontas. =)
    Pois bem, estava doida de saudade de pão de mel, e na mesma semana você postou essa receita! Arrisquei a fazê-la ontem, com a desculpa que seria pra Páscoa. 😉
    Pois fiz, com pequenas adaptações no tempero, e ficou muuuuuuito bom!! Entrou pra lista de bolo a serem repetidos na primeira oportunidade!
    Fiz o bolo numa assadeira bem grande e rasa. Daí o cortei com aqueles cortadores de biscoito. E passei no chocolate amargo derretido. Olha, o que isso ficou bom, viu!!
    Obrigada por manter um blog tão gostoso! Eu me perco aqui sempre, e com o maior prazer!
    Um grande abraço!
    Tati, da terra do Chucrute com Salsicha. =)
    R: Tati, prazer em conhece-la! adorei seu comentario e saber que voce fez o pao de mel e matou suas lombrigas! muito obrigada por me contar. e me escreva mais vezes! um beijo :-*

  3. Fer, fiz o bolo, e ficou delicioso!!! Adoramos aqui em casa!
    Mas mudei algumas coisinhas… usei Kefir ao inves do leite, diminui a quantidade de acucar pela metade (mas mantive o full amount de mel). Diminui tbem o cravo pela metade, e da proxima vez vou dobrar a quantidade de canela e usarei ainda menos do cravo pois achei q sobressaiu demais.
    Ah, e usei 1 xicara farinha branca (all-purpose), e 1 xicara whole wheat pastry flour.
    Meu bolo ficou fofo e macio, e com um sabor delicioso!!
    Gostamos de come-lo assim mesmo, mas imagino q um ganache de chocolate em cima o deixe ainda mais gostoso!
    Obrigada por dividir a receita, esse vai p/ o caderninho dos bolos mais gostosos e faceis de fazer aqui em casa!
    Beijos!
    Ana

  4. Nunca fiz pão de mel, também achei curioso não levar ovos. Vc acha que o buttermilk deixa mais macio do que o leite? Percebo que bolos feito com buttermilk são mais densos e macios, não é?
    Acho que vou testar hoje à noite para levar pro trabalho amanhã.
    Um beijo.
    R: Mariana, eu coloquei o buttermilk porque precisava gastar uma caixinha que estava na geladeira, mas tenho a impressao que tudo fica melhor com ele! se fizer o bolo depois me conta como ficou. beijao!

  5. Voce anda mexendo com todos os meus botoes de nostalgia ultimamente…
    estou aqui, saudosa de pao de mel, e pensando se a turma do laboratorio iria gostar, ou se e’ algo que so’ quem cresceu curtindo aprecia
    acho que vou arriscar e fazer sim…
    linda a foto, por sinal

  6. Vc usou todo o acucar + mel da receita Fer?
    Quero fazer pois eh tao facil e tem uma cara tao boa (e eu sei q os meninos aqui vao adorar) mas me parece taaaao doce…
    Gostei do seu uso do buttermilk.
    Beijos!
    Ana
    R: usei. nao é super doce, mas é um bolo forte. bjo!

  7. Tava justamente procurando por uma receita de pão de mel! Confesso que tava adiando a busca, pq se fizer, terei que comer sozinha, a outra pessoa desta casa é movida apenas a coisas de chocolate hehehe. Agora fiquei mais empolgada, quem sabe faço meia receita. Bjos ;D
    R: faz sim, Taís. duvido que a outra pessoa tbm nao se entusiasme. 🙂 bjo!

  8. Ih, Fer, eu também quando cismo com uma receita fico obcecada até achar aquela que eu acho que vai dar o resultado que está na minha cabeça. Essa me parece uma receita bastante perfumada, né? Achei interessante que não leva ovos.
    Um beijo!
    R: Marina, fica um pão de mel clássico––se é que isso existe. 😉 beijo

Deixe a sua pitada: