laranja vermelha & erva-doce

orange-fennel.jpg
Sabe quando você gasta um tempão preparando o almoço ou jantar e no último segundo percebe que esqueceu de fazer uma salada e não tem nenhum tipo de folha verde na geladeira? Foi o que aconteceu nesse dia. E eu tenho essa mania de comer salada todo dia, faça sol ou chuva, calor ou frio. Sem salada parece que algo ficou faltando. Por isso improvisei essa salada de laranja, usando as duas derradeiras laranjas vermelhas que tinham sobrado das compras da semana anterior no Farmers Market e um bulbo de erva-doce bem pequeno, conteúdo da cesta orgânica. Descasca as laranjas com cuidado pra remover toda a parte branca, rala a erva-doce no mandoline, arranja num prato ou travessa linda e tempera com floquinhos de sal Maldon, pimenta do reino moída na hora, vinagre balsâmico de pêssego [tô viciadona nesse troço!] e azeite extra-virgem. Serve-se em seguida.

6 comentários sobre “laranja vermelha & erva-doce”

  1. Eu também gosto de salada. Pra falar a verdade, eu gosto de muito verde no prato. Ensinei meus filhos a apreciarem verduras, frutas e legumes, e hoje é só alegria!
    E por falar em alegria, essa salada está muito convidativa. Deliciosa!

  2. Oi Fer, primeira vez que escrevo por aqui. Vi essa salada de laranja e fiquei com água na boca, sempre faço a dita cuja com muita cebola, pimenta dedo de moça e salsinha. Da próxima vez vou tentar com erva-doce também. E queria dizer que ando viciada no seu blog. A primeira vez que me deparei com ele foi procurando por sorvete de lavanda (aliás, fiz a receita e aprovei) e agora entro sempre. Além de gostar dos seus textos acho as fotos ótimas e… devo confessar que seus gatos tem um apelo absurdo também (ótimas “pessoas”). Um abraço desde Barão Geraldo e tudo de bom!
    R: Alexandra, muito obrigada! que bom que voce comentou. um beijo! 🙂

  3. hmmm… pena que não tem essa laranja aqui! (e nem esse balsâmico, mas eu tou viciada no de figo, da Olivier… é nectar dos deuses!) Beijos e obrigada pelas muitas pitadas de prazer!
    R: faz com laranja comum e o balsamico de figo! beijao 🙂

  4. Que laranja linda, nunca vi dela na minha região (sul de Minas – Brasil), a cor está só no bago?
    R: Izabel, aqui ela é chamada de blood orange, a casca pode ser laranja clara ou bem escura chegando nesse tom escuro de vermelho burgundy.

Deixe a sua pitada: