halibut com salsa de laranja

halibut-laranja_1S.jpg

Voltei do Farmers Market com um filé grande de halibut na cesta. Fui recepcionada por uma abundância de laranjas na cozinha. Nem preciso dizer que a primeira coisa que meu cérebro fez foi a associação peixe—citrus. A Gostei imensamente da ideia de acompanhar o halibut com uma salsa de laranja e foi exatamente o que fiz para o almoço. O halibut é um peixe carnudo e delicioso, não precisa de muitos salamaleques e fica sempre muito bom. Para acompanhar fiz rodelas de batata doce [yam] assadas com azeite e sal Maldon. Desse almoço não teve sobras.

para a salsa:
3/4 de suco de laranja [espremido na hora]
3 laranjas descascadas e cortadas em cubinhos
[remova as sementes e a pele]
2 colheres de sopa de cebola roxa picadinha
1 colher de sopa de folhas de coentro fresco
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de raspas de casca de laranja
Sal kosher e pimenta do reino moída na hora
para o peixe:
1 colher de chá de raspas de casca de laranja
1 colher de chá de tomilho fresco picadinho
Sal kosher e pimenta do reino moída na hora
4 filés de halibut [ou outro peixe carnudo]
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Para fazer a salsa coloque o suco de laranja numa panela pequena sobre fogo médio e deixe reduzir em 1/4, mais ou menos uns 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Numa vasilha misture o suco reduzido com os cubinhos de laranja, a cebola, o coentro, o azeite e as raspas de laranja. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque a grade no centro do forno e pré-aqueça em 425°F/ 220ºC.

Para fazer o peixe coloque as raspas de laranja, o tomilho, sal, pimenta uma vasilha pequena e misture bem. Espalhe essa mistura sobre os filés de peixe. Numa panela que possa ir ao forno coloque o azeite e frite o peixe dos dois lados em fogo médio.

Quando os filés estiverem dourados dos dois lados coloque a panela no forno e deixe assar por 5 minutos. Remova o peixe do forno e sirva acompanhado da salsa de laranja.

3 comentários sobre “halibut com salsa de laranja”

  1. Fer, fiz hoje usando laranja + clementines, ficou uma deliiiiicia!!!
    Fiz com flounder e salmao e nos adoramos, aqui tbem nao sobrou nadinha 🙂
    A variedade de peixes se deu pq esses eram os mais bonitos no peixeiro hoje e eu queria flounder e Matheus salmon, entao fomos dos dois! rs!
    Beijos!
    Ana

  2. Fe, me desculpe a burrice, mas eu não consigo encontrar no seu blog como te seguir. Então, venho de vez em quando e leio tudo o que perdi, mas eu queria seguir diariamente, me dá o caminho das pedras?
    R: Angela, como nao uso o Blogger nao tem como me seguir daquele jeito que existe lá, mas se voce usar o google reader [ou outro leitor de RSS], pode me seguir por la. É só adicionar o meu feed— http://www.chucrutecomsalsicha.com/index.rdf é o único jeito que sei, ou adicionar esse endereço no menu de blogs que voce acompanha do seu blog. me diz o que deu e se deu certo.

  3. Sempre liguei o halibut ao bacalhau mas acho que são coisas bem diferentes né? Bacalhau será “cod”, acho que por aqui não temos halibut. Talvez algum outro peixe de carne branca fique bom como alternativa 🙂
    R: halibut e bacalhau sao diferentes sim. 😉

Deixe a sua pitada: