cogumelos com creme
[à moda de Mary Francis]

mushrooms_MFK.jpg

Guardei a reportagem do jornal The Guardian que comentava o livro With Bold Knife And Fork da musa eterna M. F. K. Fisher porque lá no final tinha uma receita. E não apenas uma receita, mas uma receita de uma cozinheira absolutamente descomplicada, como era Mary Francis. Ela recomenda usar qualquer tipo de cogumelo, desde que sejam frescos—usei os hedgehogs. Fiz esse prato só pra mim numa noite de semana, quando a fome estava evidente, mas o cansaço estava persistente. Esse rango tem um jeitão sofisticado, mas é jogo rápido de fazer e fica muito bom!

4 xícaras de cogumelos frescos
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco [*usei half and half]
Sal e pimenta moída na hora a gosto
1/4 xícara de suco de limão [ou 1/2 xícara de vinho branco seco]
1 colher de sopa de molho inglês—worcestershire sauce, se quiser
Fatias de pão francês tostados com manteiga

Limpe os cogumelos com um pano ou escova [eu não lavo cogumelos]. Corte em pedaços grandes. Numa panela aqueça a manteiga e refogue os cogumelos mexendo rapidamente com uma colher de pau. Quando os cogumelos estiverem cozidos, junte o creme, sal e pimenta e deixe borbulhar. Adicione o suco de limão [ou vinho, se preferir] e o molho inglês. Coloque sobre a fatia de pão torrado e sirva imediatamente.

5 comentários em “cogumelos com creme
[à moda de Mary Francis]”

  1. Essa do cogumelo nao venenoso me deu um ataque de riso….
    adorei a receita, Fer – geralmente eu faco cogumelos para ser side dish para steak ou frango, mas esse lance de usar como uma refeicao leve sobre uma fatia de pao torrado… GENIAL!
    R: é, como se todo mundo tivesse a opção de colher seus próprios cogumelos na floresta negra ou se no mercado vendesse cogumelos venenosos. hahaha! essa é uma refeição. os hedgehogs eu compro no Farmers Market. 🙂

Deixe a sua pitada: