escondido de linguiça

escondidinho-linguica_1S.jpg
Escondido não é novidade pra ninguém, mas é pra mim, que só comi uma vez um de carne seca e nem gostei muito porque achei um pouco salgado. Nunca tinha preparado nenhum. E quando resolvi que deveria, me toquei que esse tal de escondidinho é o primo brasileiro da tradicional shepherd’s pie, que também tem suas inúmeras versões. O propósito dessa minha receita nem foi fazer um escondidinho per se, mas usar uma super uber hiper rutabaga do tamanho de uma melancia que tinha chegado à minha cozinha via cesta orgânica. Descasquei, cortei em cubos e fiz um purê com ela, cozinhando primeiro em água, depois amassando e acrescentando sal e pimenta do reino a gosto, manteiga e half and half suficiente para dar uma consistência cremosa ao purê. A rutabaga, também conhecida como nabo sueco, parece um cruzamento entre a batata e o nabo. A consistência não é nem muito farinhosa como a batata, nem muito aguada como o nabo.
Depois preparei um refogado com linguiça italiana [usei da Niman Ranch] picada em cubinhos minimos e refogada no azeite com cebola. Juntei vinho e extrato de tomate orgânico. Deixei reduzir bastante e temperei com sal e pimenta vermelha em flocos. No final desliguei o fogo e joguei bastante ciboulettes [chives] e salsinha picadas.
Dai foi só colocar o refogado de linguiça no fundo de um refratário, cobrir com o purê de rutabaga e levar ao forno pre-aquecido em 400ºF/ 205ºC até o recheio começar a borbulhar e o purê ficar dourado. Depois disso remove do forno e serve acompanhado de uma salada bem fresca e leve.

3 thoughts on “escondido de linguiça”

  1. Que interessante a comparacao. Adoro escondidinho mas somente como no Brasil. Adoro shepherd pie e cottage pie, faco frequentemente. No entanto, nunca tinha feito a associacao …
    Aqui onde moro, as vezes acho mandioca (da Costa Rica, um pouco mais adocicada que a do Brasil, mas serve). Vou fazer escondidinho :-), deu agua na boca agora.

  2. fer, tá com uma cara super boa. deu vontade de fazer, de repente com batata ou mandioca. já fiz o de carne seca com mandioca, mas não fui muito feliz não. acho que minha massa de mandioca ficou quase com uma textura meio cola rsrs
    bjs

Deixe a sua pitada: