curry de couve-flor

curry-couve-flor_1S.jpg
E lá se foi mais uma leva de couve-flor, porque ela tá na temporada e tá abundante. Escolhi essa receita para fazer como prato principal e acabei decidindo servir com arroz basmati, mas acho que nem era o caso. Sozinho esse curry oferece uma refeição bem distinta e plena. Diferente de como eu faria, a Heidi não refoga nada, muito pelo contrario, coloca os ingredientes com delicadeza para serem cozidos diretamente no molho. A principio me pareceu estranho e até fui atacada por uma vontade de mudar os procedimentos. Felizmente me contive e não mudei nada, só simplifiquei uns passos que pra mim funcionou melhor. O resto fiz exatamente como manda a receita e não me arrependi.
1 xícara de leite de coco
2 colheres de sopa de curry em pó
1/2 colher de chá de sal marinho
1/2 cebola roxa cortada em fatias
1 dente de alho [*omiti]
1/3 xícara de água
100 gr de tofu firme cortado em cubos [*opcional]
1 xícara de vagens cortadas ao meio
1 e1/2 xícara de floretes de couve-flor
1/3 xícara de castanha de caju tostadas na frigideira
1 punhado de folhas de coentro fresco
Numa panela grande e robusta coloque o leite de coco, o curry e o sal. Misture bem com um batedor de arame para o curry se dissolver completamente. Deixe ferver, abaixe o fogo e coloque a cebola e o alho. Deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione a água e o tofu. Deixe cozinhar por alguns minutos e adicione a couve-flor e a vagem. Cubra a panela e deixe cozinhar brevemente, somente até os legumes ficarem macios, mas não exageradamente macios. Remova do forno, junte as castanhas, ajuste o sal se precisar, sirva com folhinhas de coentro por cima.
curry-couve-flor_2S.jpg

4 comentários sobre “curry de couve-flor”

  1. Fer do céu,
    Fiquei super feliz quando vi a receita e dava pra usar o que tinha em casa e aproveita e estreiar o curry que eu comprei.
    Fiz tudo como o figurino mandou, me dediquei mesmo, mas não sei se foi o curry que usei ou o meu paladar que não ta acostumado, quando dei a primeira garfada no curry com arroz, as labaredas começaram a sair pela boca!!
    Foi de rolar de rir!
    Vou tentar de novo com menos curry, pois o gosto (antes de chegar o ardido!) estava maravilhoso…
    Eu fiquei assim olhando o pote com o jantar morrendo de vontade de comer!!
    Beijos
    Nina
    ps: a receita do pão de queijo é favorita aqui da família! Fiz com queijo serra da canastra e ficou maravilhoso!
    R: hahaha! Nina, mas que curry foi esse que voce usou? o indiano ou o tailandes? que coisa!! sorte a sua ter queijo da canastra ai, que delicia. beijo!

Deixe a sua pitada: