[muitas coisas novas]

camelia1S.jpg

camelia2S.jpg

Não faço nenhuma resolução ou plano de ano novo. Porque as palavras geralmente se espalham com o vento e o tempo, e acaba ficando apenas o dito pelo não dito. O meu ideal é ir fazendo o que for preciso ser feito. Com bom senso as chances de sucesso abundam. Se eu tivesse feito planos para o ano de 2011, tudo teria dado com os burros n’água, porque este foi um ano cheio de surpresas e mudanças. Nunca, nem em algum delírio alcoólico, pensei, cogitei, sonhei, imaginei que um dia estaria morando em Woodland—uma cidade que foi minha vizinha por quatorze anos, mas que eu nunca me interessei em conhecer. Todas as mudanças deste ano foram inusitadas e inesperadas. Me pegaram não só de surpresa, mas mudaram um bocado o meu cotidiano. Diminuí muito o ritmo deste blog, olhei pra muita coisa com outros olhos, adotei sem pudor as fotos toscas, aceitei minhas limitações—que não posso blogar todos os meus almoços e jantares, em casa ou em restaurantes. Gostei de ficar mais em casa, mudei meus caminhos da roça, respirei outros ares, expandi meus horizontes. E admito que até pensei, algumas vezes e bem seriamente, em encerrar minha carreira de blogueira de culinária. Porque temo um pouco a monotonia e a repetição. Mas por esse ano ter sido bem incomum, os assuntos acabaram por se distinguir. Tudo foi novidade pra mim durante os últimos seis meses, porque eu nunca tinha estado nessa cidade e vizinhança antes, e fui aos pouquinhos descobrindo as particularidades da minha nova casa. Me espantei alegremente com minha conta de eletricidade caindo em dois terços no verão, por causa das inúmeras árvores ancestrais que rodeiam a casa. Também descobri que tenho camélias no quintal. E que elas abrem nessa época do ano. Quando tudo fica com uma cara cinza, essas flores foram um colírio em tons de cor-de-rosa para os meus olhos. E no próximo ano, mesmo que nem tudo seja mais novidade, o que vier será com certeza especial. Pra mim, pra você e para todos, desejo um Feliz 2012 cheio de boas e bem-vindas surpresas!

26 comentários sobre “[muitas coisas novas]”

  1. Fer, torco para que voce nao pare com o blog. Nao tem nada de monotono, nada de repetitivo, eh uma fonte de inspiracao quando MINHA culinaria se torna repetitiva.
    Obrigada!
    Sueli

  2. Fer, desejo a vc um ano assim, como foi 2011, com ótimas surpresas!
    Que maravilha estas camélias heim?
    Então… como todas as suas leitoras aí de cima e como muitas que não deixam comentários, sou mais uma que mantenho seu blog entre os favoritos… o predileto…hehehe.
    É muito bom vir aqui e ler o que tem ou ver suas fotos, então mesmo que de vez em qdo. não nos deixem sem o chucrute. E acho que vc deveria um dia publicar seus artigos em um livro, pq é delicioso ler o que escreve.
    Obrigada mais uma vez,
    abraços,
    Juci.

  3. Fe, sou leitora anonima do seu blog, pra mim, uma das melhoras coisas da net. Alice B. Toklas foi meu filme favorito de 2011. Obrigada pelo blog!!!!
    Bjs

  4. Fer,
    Continue postando seu blog não tem nada de monotinia nem repetição viu? 🙂
    Quem sabe nesse ano agente não se encontra nálgum lugar dessa Northern California?
    Abração feliz ano novo e aniversário de casório!
    Cheers,
    Heguiberto

  5. Fer, adorei esse seu artigo, como sempre voce coloca tudo de forma täo autentica e sincera… Espero que você continue blogando, claro, mas acho que o mais importante na vida é encontrar o ponto de equilibrio em tudo. Se mudar de enfoque, mudar de ritmo, mudar de assunto, é o que precisa ser feito, que seja!
    Um 2012 MARAVILHOSO pra voce e todos que te rodeiam!

  6. Querida Fernanda
    Essa é a primeira vez que comento o seu blog, apesar de acessá-lo há mais de 5 anos, que bom que vc não parou, eu adoro conhecer o lugar onde vc mora, só assim para a gente conhecer os hábitos de outro lugar, os temperos, os hábitos, a culinária, com vc e seu blog aprendi muitas coisas, sonhei com tantas outras, enfim, espero que vc continue com ele, ele é muito intimista e pessoal e é assim que ele mantém o charme que só vc sabe dar a ele. By the way, sou uma leitora sua do Estado de Rondônia, Brasil.

  7. Que essas camélias lindas sejam, também, o seu colírio para o ano de 2012!!
    Mesmo com menos regularidade, espero que continue postando.
    Beijos e abraços.

  8. olà fer!
    meu nome é milai nasci em portugal mas vivo em frança (paris) a42 anos.desculpa mas nao sei bem escrever portugues.
    estas palavras para lhe dizeire que gosto do seu blogo com imagens lindas e para lhe deseijar un bon ano novo cheio de amor saude e paz a vocé sua familia. mile beijos d’aqui de paris.
    bonne année 2012!!!!

  9. é bom ler teu blog. estou neste meu momento de mudança também (casa/cidade/estado) bom ler aqui que elas acontecem e nos surpreendem positivamente. bora lá encaixotar a casa, fazer a mala e vibrar com um novo ano.

  10. Fer,
    Que 2012 seja um ano bom e, a cada dia, desfrutemos pessoas, coisas, e nós mesmos. Afinal, não estamos programados para fazermos quer o “certinho”, quer o
    “maravilhosinho”. Estamos aqui para dar nossa contribuição e usufrir desta vida, não é?
    Felicidades
    Dalva Maraci & família “gulosa”

  11. Obrigada Fer, por não parar de blogar…mesmo que de vez em quando, continue a publicar seja o que for, pois certamente será muito bem aceito por todos nós que a seguimos seja via twitter, blog, etc…amamos muito vc e juntamente vibramos muito por novos rumos terem aparecidos em sua vida e principalmente por estarem dando certo…Luz no seu coração sempre.
    bjs.
    TC.

  12. Querida Fer,
    Que bom que nao parastes com o Chucrute! Venho aqui praticamente todos os dias! É sempre uma deliciosa visita!
    Desejo-te um maravilhoso 2012, muita paz, saúde e novas e deliciosas descobertas!
    Beijos,
    Claudia

  13. Fer,
    Que bom que voce nao parou com o Chucrute! E tao bom passar por aqui!
    Mesmo com ritmo mais lento e sempre uma delicia ouvir seus relatos,
    Que venha 2012 com historias, receitas e fotos … Da forma que voce quiser publicar! Sera um prazer passar por aqui.
    Beijao e Feliz 2012!!!

  14. Fezoca, aderi ao twitter por causa das suas fotos, não desisti do twitter por causa das suas fotos… todos os anos têm sido melhores na companhia do Chucrute, seria uma grande perda vê-lo parado ou fechado 🙂
    Bjs

  15. Fer, continuo amando suas fotos (e seus sapatos – kkkkk), seus textos, suas receitas.
    É claro que não tenho o direito de te obrigar a vir aqui no blog escrever sempre, mas agradeceria muito se você continuasse postando.
    O Chucrute é o primeiro blog que acesso quando ligo o computador. É claro que gosto quando tem coisa nova, mas acredite, não fico brava quando não tem. Entendo que são muitas tarefas no dia-a-dia, e que postar não deve ser uma obrigação, e sim um prazer.
    Enfim, te desejo muitos bons ventos em 2012!! Que eles te levem para lugares e experiências ainda mais legais!
    Beijão!

  16. Querida Fernanda.
    Que vc e sua família tenham muitas novidades e momentos bons em 2012!!!
    Sentimos saudades do tempinho que passamos em Davis e dos amigos que por lá deixamos. Eu continuo fiel ao Chucrute, essa delícia de blog !!!
    Grande beijo,
    Patrícia, Caio e Marcos

  17. A vida é uma incógnita, mas o bom é quando o resultado das surpresas é satisfatório.
    Ainda bem que você tem a companhia das camélias…
    Muita paz, saúde e novidades em 2012, por que não?
    Bjs.

  18. Fernanda,
    Que bom que você não parou com o Chucrute, mesmo com o ritmo mais lento ele continua uma delicia e poder ver um pouquinho das suas receitas e das pequenas coisas que você encontra pelo caminho é um prazer enorme. Desejo para você um 2012 recheado de coisas boas e ao lado das pessoas amadas.
    bjs,
    Tati

Deixe a sua pitada: