torta de abóbora & chocolate

pumpkin-pie_1S.jpg pumpkin-pie_2S.jpg pumpkin-pie_3S.jpg

A torta que mais agradou os comensais no jantar de Thanksgiving não ganhou foto apropriada, porque praticamente saiu do forno para o carro e quando chegamos na festa nem pensei em fotografar nada, animada que fiquei bebendo vinho e batendo papo com os meus amigos. No final do jantar, colocamos as tortas na mesa e daí saiu uma clicada pro instagram, mas já era noite e tals, portanto a foto não fez nenhuma justiça à delicadeza e deliciosidade dessa receita saída da revista Everyday Food de outubro de 2008.

20 cookies de chocolate
2 colheres de sopa de açúcar comum
3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
115 gr [4 ounces] de chocolate meio amargo picado e derretido
1 e 1/2 xícara de purê de abóbora
1 ovo grande
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/4 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 xícara de maple syrup puro
1/2 colher de chá de pumpkin-pie spice
1/4 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Num processador pulse os cookies e o açúcar comum até ficar bem moído. Junte a manteiga e pulse até a mistura ficar bem úmida. Coloque essa farofa na base de uma forma de fundo removível de 22 cm. Use a base de uma xícara medidora para pressionar bem. Forre só a base, não o lados. Coloque a forma sobre uma assadeira e leve ao forno por 12 minutos.

Remova a forma do forno e espalhe o chocolate derretido sobre a massa assada. Use uma espátula para espalhar bem. Leve a forma ao congelador por 5 minutos até o chocolate endurecer. Unte os lados da forma com um pouquinho de manteiga.

Enquanto isso, coloque o purê de abóbora, o ovo, o creme de leite, o açúcar mascavo, o maple syrup, a pumpkin-pie spice e o sal numa vasilha. Misture tudo muito bem com o batedor de arame. Coloque a mistura de abóbora sobre a massa com a camada de chocolate e leve ao forno novamente, por 50 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Desenforme e sirva.

6 comentários em “torta de abóbora & chocolate”

  1. Oi!
    Do you know where I could find a Portuguese bakery or a place that sells sweet bread in the Sacramento area (I live in Rocklin)? I would love to make it but I don’t have enough time before Christmas!
    Obrigado!

  2. Oi! Vim à procura da receita de tomate seco e acabei por me apaixonar pelo seu blog em menos de um minuto… fica sem dúvida no top 5. Obrigada por me inspirar.

  3. FEr!!! Que maravilha deve ser….. Preciso adaptar os ingredientes para a disponibilidade tupiniquim!! rrrs … spices e syrup?? O que me sugere??
    bjs
    Fabi
    R: Fabi, usa mel e uma mistura de canela, cravo. ou faz a receita do spice mix do link. o importante é nao substituir o chocolate! 🙂 beijao!

  4. Ai que delícia deve ser, Fer.
    Vou fazer e te conto.
    Achei o máximo ja vender pronto a mistura de temperos para a torta aí.
    Outra coisa, com qual biscoitos aqui do Brasil devemos usar?
    Será que faço os meus e depois uso?
    Acho os biscoitos do Brasil muito ruins.
    Beijocas e obrigada por partilhar a recita com a gente.
    R: Jucimara, você que vai ter que me passar essa informação, pois não sei que tipo de biscoitos estao disponíveis hoje no Brasil. quando você fizer, me conta qual biscoito usou e como ficou? um beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: