sopa de abóbora & maçã

sopa-abo-maca_1S.jpg

A primeira coisa que fiz no meu fogão novo a gás foi assar uma abóbora red kuri enorme, que descasquei, removi as sementes e cortei em cubos grandes. Com ela fiz uma saladona e depois usei mais uma parte para fazer esta sopa. Ainda sobrou uma boa quantidade, que vai virar outra comida em breve. Eu tenho o costume de encher o forno e assar muitas coisas ao mesmo tempo, depois guardar tudo em potes de vidro com tampa na geladeira e ir usando em seguida. Pra me ajudar nessa tarefa meu forno agora tem a opção “convection”, também chamada aqui de “forno europeu”, que assa com um ventilador que faz o ar circular e assar tudo mais uniformemente. Quanto mais cheio o forno, melhor.

Achei essa receita super interessante por causa da mistura dos ingredientes—abóbora, maçã, bacon e maple syrup. Me inspirei nela, mas fiz do meu jeito. Troquei a butternut squash pela red kuri. Ficou uma sopa bem delicada, porém robusta. Usei um bacon que comprei um tempo atrás de um produtor no Farmers Market de Davis. Um bacon de sabor intenso, pra se usar moderadamente. Delicioso!

2 xícaras de abóbora em cubos assada
1 maçã granny smith grande em cubos assada
2 xícaras de caldo ou água [*usei água]
3 fatias de bacon
Maple syrup
Sal a gosto
1/8 colher de chá de pimenta cayenne em pó
Azeite

Asse a abóbora e a maçã cortadas em cubos, em forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC. Asse também as fatias de bacon até elas ficarem bem crocantes. Remova do forno e regue cada uma com um fio de maple syrup. Quebre as fatias de bacon em pedacinhos com as mãos. Reserve.

Coloque os cubos de abóbora e maçã assados no liquidificador e junte o caldo ou a água. Bata bem até obter um creme. Adicione mais água se precisar, dependendo da consistência que preferir para a sopa. Coloque o creme numa panela e tempere com o sal, a pimenta e azeite. Deixe ferver, desligue o fogo. Coloque a sopa nos pratos e decore cada um com fatias bem finas de maçã e o bacon em pedacinhos. Sirva imediatamente.

sopa-abo-maca_2S.jpg

4 comentários sobre “sopa de abóbora & maçã”

  1. Acho sopa de abóbora deliciosa. A sua ficou linda na cor e na apresentação.
    E gostei muito da dica de fazer os legumes assados e deixá-los para se usar aos poucos.
    Uma ótima quarta feira
    R: obrigada, Sonia, pra voce tambem! 🙂

  2. Sopa de abobora eh uma das minhas preferidas, principalmente de butternut squash, eu adoro essa winter squash demais!
    Eu gosto muito de fazer sopa de acorn squash com apples, fica uma delicia! E roasted squash with apples seasoned with curry is also really good!
    Ana

  3. Fer, também tenho o costume de assar e colocar em potes de vidro, principalmente beterrabas e abóboras; além de ser prático, te ajuda a não deixar nada estragar… Bjs
    R: nada se perde, né? beijo!

Deixe a sua pitada: