clafoutis de cranberry

clafoutis-cranberry_2S.jpg

Dois ingredientes fresquíssimos de outono são as cranberries e as nozes. As primeiras aparecem nesta época e permanecem para as festividades de Thankgiving, Natal e Ano Novo e depois desaparecem completamente. As congeladas e as secas estão disponíveis year-round, mas não são a mesma coisa. Cranberries frescas são deliciosamente ácidas e não são consumidas cruas. Precisam ser cozidas para virar molhos, geléias, recheios e detalhes especiais em bolos, tortas, eteceterá. Quando vejo as cranberries frescas nas prateleiras do supermercado, simplesmente não consigo resistir e tenho que comprar um pacote.

E as nozes recém colhidas são outra delicia da temporada. Comprei um bocado delas na banquinha de um senhorzinho no Farmers Market de Davis. As nozes estão muito presentes na minha rotina, pois todos os dias passo por um pomar no meu caminho de ida e volta do trabalho. Durante esse vai e volta, notei no inicio de outubro que o chão do pomar estava salpicado de frutas, depois vi que elas tinham sido arrumadas em fileiras e no final sumiram, certamente colhidas por uma máquina. A colheita das nozes, como a das amêndoas é bem bacana, pois as árvores são chacoalhadas por máquinas cada vez mais eficientes, as frutas ficam no chão por uns dias secando e depois são removidas por outra máquina que peneira o máximo da sujeira.

Com esses dois ingredientes tão especiais em mãos fui procurar por uma receita. Queria algo bem diferente e achei—um clafoutis de cranberry e nozes clafoutis-cranberrydo Mark Bittman. Certamente todo mundo já teve a experiência de fazer uma receita e ficar deslumbrada com o resultado. Pois foi exatamente o caso desse clafoutis. Tão fácil de fazer que pode-se repetir a dose inúmeras vezes, usando apenas uma vasilha e um batedor de arame. E é garantia de provocar grande animação entre os comensais que gostam de sobremesas com frutas, com um toque cremoso e outro crocante e sem exageros de açúcar. Simplesmente deliciosa e perfeita!

1 colher de sopa de manteiga [para untar a forma]
1 xícara de açúcar
2 ovos caipiras
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite integral
1 pitada de sal
2 xícaras de cranberries orgânicas frescas
1 xícara de nozes

Pré-aqueça o forno em 425ºF/ 220ºC. Unte um refratário de 22 cm com manteiga e polvilhe com uma colher de sopa do açúcar. Numa vasilha grande bata bem os ovos com um batedor de arame. Junte o açúcar e continue batendo bem. Junte a farinha, ainda batendo. Por último junte o leite e a pitada de sal e bata até ficar um creme bem liso. No processador pulse as cranberries e as nozes rapidamente. Coloque a mistura de nozes e cranberries sobre a forma untada e polvilhada com açúcar, derrame a massa sobre a mistura e leve ao forno por 30 minutos. Quando a massa estiver cozida e as bordas douradas, remova do forno e deixe esfriar. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro se quiser, eu não quis. Sirva o clafoutis levemente morno ou em temperatura ambiente.

4 comentários sobre “clafoutis de cranberry”

  1. Seu blog é maravilhoso, obrigada por compartilhar fotos tão lindas e diferentes. Gostaria de saber como é uma cranberry natural, é uma árvore? Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog, sou sua fã.
    R: Vanda, muito obrigada! eu nunca vi uma arvore de cranberry de perto, mas no google tem varias fotos se voce estiver curiosa. parece ser uma arvore bem pequena. 🙂

  2. Vou fazer hoje com amoras pra ver se dá certo!
    Nunca vi árvores de nozes ou amendoas..eu quero!! Preciso muito disso. As únicas amendoas que conheci são as cariocas, as amendoeiras enormes de copacabana, cujo fruto é comestível, um gosto estranho, mas não é essa deliciosa.. já fotografou? se sim, me manda?
    R: Angela, tem fotos dos pomares AQUI, AQUI e AQUI. enjoy!

  3. ontem lembrei do teu blog…
    fiz um strogonof de sardinha mais ou menos como o chucrute com salsicha…aqueci o conteudo de uma latinha de sardinha em molho de tomate(tirei os ossinho da coluna do peixinho)acrescentei azeitona e creme de leite…e estava pronto heheh
    o pior é que ficou bom o negócio!!!
    beijo
    (obs: vc não me conhece, ma sou irma de Daniele, do blog diário das panelas, seguido venho olhar o que tem nas tua panelas hhehe)
    R: hahaha! super pratico, Cristiane. bem-vinda e beijo!

Deixe a sua pitada: