bolo rústico de mel

bolo-mel-amex3S.jpg

Adoro tudo com mel, pão de mel, sorvete de mel, bolo de mel, mel puro pingado no leite ou no pão. Por isso essa receita de bolo francês rústico de mel foi pra minha lista assim que a vi. E foi a primeira que fiz, para servir num chá da tarde com uma amiga. Não fica um bolo muito doce e a adição das ameixas secas, que me pareceu a principio um pouco estranha, acrescenta bastante na sua deliciosidade. E pra completar ainda tem a facilidade de não precisar de batedeira e de se usar apenas uma vasilha no preparo desse bolo.

1 xícara de farinha de centeio
1 xícara de farinha para bolo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sal kosher
1/4 colher de chá de noz moscada em pó
1/8 colher de chá de cravo em pó
1/2 xícara de mel
2 ovos caipiras grandes
1/4 xícara de manteiga sem sal derretida
1/2 xícara de leite integral
1 xícara de ameixas secas picadas

Pré-aqueça o forno em 350˚ F/ 176ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm. Peneire as farinhas numa vasilha. Adicione o bicarbonato de sódio, a canela, a noz moscada, o cravo e o sal. Junte os ovos, o mel, o leite e a manteiga derretida. Misture bem com uma colher de pau ou batedor de arame. Adicione as ameixas secas picadas e mexa bem para incorporá-las. Coloque a massa na forma untada e asse por uns 35 minutos. Remova do forno, deixe esfriar. Vire numa travessa e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

bolo-mel-amex1S.jpg

7 thoughts on “bolo rústico de mel”

  1. Oi Fernanda, tudo bem? Acompanho seu blog faz muito tempo, mas nunca comento… :/
    Mas precisava falar sobre o que fiz com essa receita.
    Fiz ele exatamente como a receita manda, e adorei, tanto que repeti hoje. Mas hoje eu fiz diferente: acrescentei 1/2 xícara de açucar mascavo. Na minha opinião, o que era bom ficou melhor. Alem de ficar levemente adocicado, deu tb um “molhadinho” na massa. Olha, ficou maravilhoso.
    Bom, essa foi a minha experiência. 🙂
    Beijos, Silvia.
    R: Silvia, obrigadissima pela dica! vou experimentar com o açúcar mascavo tambem. um beijo! :-*

  2. Está esfriando o bolo qu eacabo de fazer. Como disse, fica pouco doce. Já conhecia bolo de ameixa com mel mas não numa receita tão simples de faer. Super prática!

  3. Fer, aprecio quase tudo com mel. Algo que não me deixou satisfeita com o uso do mel foi o pão australiano, no qual prefiro usar melado.
    Aqui em casa, minha familinha não tem a mesma opinião, de modo que o mel fica quase restrito ao consumo in natura.
    Seu bolo deve ter ficado aromático.
    Bjs.
    R: Gina, que pena que o mel nas receitas nao é popular com sua familia. mas voce tem o jeitao de adaptar e isso é bem legal. beijo! 🙂

  4. Voce sempre faz uns bolos que me deixam com vontade de ir pra cozinha – se eu tiver coragem e tempo e disposicao, vou fazer hoje para trazer para o labo amanha… (dedos cruzados)
    so’ nao tenho certeza se tem ameixa seca em casa…
    R: Sally, se nao tiver, faz sem mesmo. depois me conta. 😉

Deixe a sua pitada: