sopa fria de ervilha & pepino

sopafria-pep-erv_1S.jpg
sopafria-pep-erv_2S.jpg
Na minha casa não existe verão sem sopas frias. Adoro a praticidade delas, que ficam prontas num minuto. E além de serem refrescantes, nutritivas e deliciosas, também são resistentes, pois aguentam ser guardadas na geladeira. Por isso as sopas frias são onipresentes na minha cesta de picnic diário [a.k.a. almoço]. Achei essa receita numa revista Cooking Light e ela já foi repetida várias vezes. Uma delas para um almoço com alguns convidados que eu não tinha certeza se iriam gostar de tomar uma sopa fria [na verdade ela é gelada!]. Avisei de antemão do que se tratava e que eles não se obrigassem a comer se não curtissem. Mas eles não só provaram, como repetiram e elogiaram. A receita original pedia ervilhas frescas, mas eu usei as congeladas orgânicas.
2 xícaras de ervilhas congeladas
2 xícaras de água gelada
1 pepino grande descascado
1 xícara de cubos de pão amanhecido
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 1/2 colheres de sopa de vinagre sherry [jerez]
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Raminhos de broto de ervilha [pea shoots*]
*pode substituir por agrião ou omitir
Folhinhas de hortelã fresco
Mais azeite para servir
Cozinha as ervilhas rapidamente num pouco de água. Coe e deixe esfriar bem. Coloque todos os ingredientes [menos os brotos de ervilha e as folhas de hortelã] no copo do liquidificador e bata bem até obter um liquido bem cremoso. Coloque numa sopeira ou jarra e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque a sopa nos pratos e decore com as folhas de hortela, os brotos de ervilha e pingue gotinhas de azeite.

3 comentários sobre “sopa fria de ervilha & pepino”

  1. Eu estava com vontade de sopa de ervilha… E entro aqui e esta la! 🙂 Mas eu nao gosto de sopas frias…Entao…vou fazer uma tradicional. O aspecto da sopa esta divino! Bom Apetite!

  2. Interessante, já servi algumas sopas frias em casa mas a impressão que tenho é de que brasileiro não gosta muito de sopa fria ou gelada. Como adoro ervilhas e pepinos, que nunca pensei em juntar numa unica receita, anotei sua receita e vou testar em breve, com a primavera chegando. Forte abraço.

Deixe a sua pitada: