salsa [assada]

salsa-assada_1S.jpg
Não sei quanto a vocês, mas eu tenho o péssimo hábito de muitas vezes não ver ou perceber o óbvio, como se uma tontice crônica tomasse conta do meu ser. Nem cogito ou penso em certas coisas, opções ou ideias até *plin* ver alguém fazendo.
Foi o caso dos tomatillos e da salsa de tomatillos. Há anos recebo esses tomatinhos esdruxúlos na cesta orgânica todo santo verão e todo ano eu sofro porque não sei bem o que fazer com eles. Já servi em saladas e já fiz salsa, mas sempre usando eles crus, que eu achava ser o mais comum. Até que vi uma moça fazendo salsa com eles cozidos no evento do Chez Panisse em Berkeley. Ela cozinhava os tomatillos junto com cebolas e pimentas jalapeño numa frigideira elétrica e depois batia tudo no liquificador com temperos.
Esse foi o meu *plin* pros tomatillos. Fiz uma salsa então, primeiro cozinhando alguns deles, mais uma cebola cortada ao meio, duas bullhorn peppers [que são umas pimentas vermelhas alongadas e doces] e uma pimenta jalapeño. Fiz tudo na churrasqueira para aproveitar o fogo num dia em que grelhei outras coisas, mas pode-se fazer numa frigideira ou mesmo no forno. Depois que estava tudo cozido, coloquei no liquidificador. Só removi os cabinhos das pimentas, nada mais. Juntei o suco espremido de um limão verde [que aqui chamamos de lime], mais sal e azeite. Ficou uma salsa meio picante e meio adocicada, bem cremosa e vermelha, por causa das pimentas. Comi com chips de multi grãos da minha marca natureba favorita—Food Should Taste Good.

4 comentários em “salsa [assada]”

  1. Oi Fer. Desde que estive no Mexico uns 10 anos atras, tenho o sonho de encontrar tomatilhos e fazer uns molhinhos. Nunca encontrei; os mercados e lojas importam um monte de coisas mas tomatilhos, parece que nao. Imagino que so se encontra no Mexico e nos EUA?
    Abracos.
    P.S. Seu blog continua uma delicia de ler ….

  2. Fer, eu aprendih a fazer assim num dos livros da Isa Chandra (Veganomicon, eu acho). Na primeira vez ateh pensei: mas eu que estou do ladinho do Mexico que deveria saber..hehehe.. 🙂
    Sua salsa ficou super apetitosa!! Yum!!:)
    R: super verdade, Bri! 😀

Deixe a sua pitada: