gherkin cucumbers

gherkin-cucumber_1S.jpg
Outra banquinha do Farmers Market que eu prestigio é pilotada por uma mocinha ultra singela. Tudo o que ela vende é delicado, como os tomates cerejas de várias cores, os tomates jelly beans que parecem balinhas, e os tomates peras ótimos para saladas de picnics diários [a.k.a meu almoço]. Ela oferece também um leque de pepinos—os armênios, os limão, os del rio e esses gherkins, que segundo a mocinha não são apenas bons para fazer pickles, como ficam ótimos descascados e servidos crus em salada. Ainda não usei esses intrigantes legumes, porque a palavra pickles me dá um pouco de preguiça e porque vou precisar de óculos e mãos firmes para descascar esses pepininhos um por um.

14 comentários sobre “gherkin cucumbers”

  1. Oi Fer, vou só colocar uma questão, gosto é gosto e maxixe em salada é delicioso….assim como a pupunha, a parte mais grossa se faz um carpaccio delicioso também….pode comer tranquila pois pelo que leio em seu blog, você também é fã de saladas!!! sem receio e sem sustos……bjos e seu blog é muito lindo!!! parabéns…..

  2. Ah sim… Esqueci de dizer: minha mãe faz um picadinho com eles. Corta em 8 pedaços (em cruz e ao meio), tempera com cebola, alho, salsa, polpa de tomate, sal e pimenta-do-reino moída. Quando estão cozidos, ela adiciona leite de coco, espera ferver e desliga. Embora eu não goste, por lá todo mundo elogia esse cozido de maxixes da minha mãe. hehehe
    🙂
    R: hahaha! obrigadao pela receita, Lia! beijo

  3. maxixes me mordam! Eu ja estava ficando confusa j Quero encontra-los por aqui tambem. Pois e isso tudo o que ja comentaram…rasper, cortar o talo e se Suisse diminuir a quantidade de sementes, corte ao meio no sentido longitudinal e esprema delicadamente . Fica tAmbem muito bom num cozidao .
    O chucrute e nota 10!
    Abcs

  4. Querida Fernanda,
    Acompanho o teu blog faz tempo.Nunca fiz um comentário.Mas,maninha,eu não me contive quando vi esses MAXIXES!sim, porque não resta a menor dúvida de que são MAXIXES!palavra de uma nortista (amazonense), descendente e radicada no nordeste (Fortaleza-Ceará). Se come cru não, viu mana? a criatura que te falou isso é capaz de comer pupunha crua! experimenta refogado, no feijão…cru NUNCA!!
    Beijo!!
    Socorro Rocha
    R: Socorro, aqui o pessoal faz pickles com eles! beijao! 🙂

  5. Fer, eu fiz pickles pela primeira vez outro dia, por causa do excesso de cucumbers que veio na caixa da CSA. Os meus eram uns amarelos e pequeninos (eu nao prestei atencao no nome mas nao eram como o tipo limao)..Tem foto la no meu album Mobile Uploads no FB 🙂
    Nao descasquei e foi mais facil do que pensei:)
    Bjs!!
    R: Bri, você assinou uma CSA! eu não sabia! \o/!!! beijo

  6. são maxixes, ficam deliciosos refogados com alho e azeite.Não precisa descascar,apenas raspar com uma faca.
    adoro seu blog,um grande abraço
    R: obrigadao, Vamary! 🙂

  7. Maxixes de primeiro mundo, mas maxixes! 🙂
    Agora, e a variedade de produtos oferecidos por aí, heim Fer?
    R: maxixes are new to me! como nunca tinha visto um, ganhei duplamente tendo comprado esses pepinos. 😉 tem muita variedade mesmo, pra minha sorte. 😉

  8. Oh! também pensei no maxixe. Mas não é necessário descascar: raspe levemente com uma faca afiada!!! eu gosto muito da salada, e costumo ralar o limão sobre os maxixes antes de usá-lo no tempero, dá um sabor leve….
    R: Conceição, obrigadissima pela dica! 🙂

  9. Fernanda,
    Engraçado, assim que vi lembrei-me dos maxixes e da minha vó! Também sou de Recife e ela sempre preparva deliciosas maxixadas! Sem leite de castanhas, mas com leite de coco ou ainda somente com um molho ralo de cebola, tomate e coentro, claro! São deliciosos também cozidos no feijão carioquinha (junto com outros legumes, como: batata inglesa, jerimum, cenoura, quiabo e couve, além de um pedaço de carne seca, cebola e coentro mais uma vez!

  10. Fernanda,
    Adoro seu blog, estou sempre por aqui. Moro em Recife e desde crianca conheco esse legume como maxixe. Minha avo preparava muita maxixada feita com leite de castanhas de caju, uma maravilha! Livia
    R: Livia, obrigada por me dar essa dica, fui olhar no google e parece mesmo maxixe! como nunca vi maxixe, nunca iria saber. um beijo!

Deixe a sua pitada: