crumble de tomate

tomato-crumble_1S.jpg

tomato-crumble_2S.jpg

tomato-crumble_3S.jpg

Eu só como tomates frescos durante a temporada que vai de julho à setembro. Espero o ano todo por essa época, que é quando eu praticamente como tomate todo santo dia, almoço e jantar. Aproveito e me esbaldo. Os tomates locais e sazonais simplesmente não têm concorrente. Como sempre exagero nas compras e não guardo na geladeira [porque eles perdem todo o sabor e doçura], tenho que consumir a tomatada em passos rápidos. O que não vira gazpacho ou outra sopa fria, vira molho de macarrão, ou vira salada em inúmeras formas, ou um prato desses assim simples, pra se poder apreciar a delicadeza e textura dessa maravilhosa fruta. Eu já tinha feito outras receitas parecidas—como a do crisp de tomate ou a do cobbler de tomate. Esse crumble é super gostoso e prático, mas eu recomendo que os tomates estejam maduríssimos. E se forem orgânicos, é vantagem pra todo mundo!

»outras receitas com tomates podem ser acessadas no arquivo.

tomato crumble
1 quilo de tomates orgânicos bem maduros
3 colheres de sopa de manjericão fresco picado
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino moída na hora
3/4 xícara de farinha de pão [*fiz na hora com pão torrado]
3/4 de xícara de queijo Parmigiano- Reggiano ralado
1/2 xícara de pinoles [*usei sementes de girassol]
6 colheres de sopa de manteiga sem sal cortada em cubinhos

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 200ºC e unte um refratário com azeite. Corte os tomates ao meio e remova as sementes. Corte cada metade em 4 e coloque numa peneira, deixe escorrer o suco. Coloque os tomates escorridos no refratário untado. Adicione o sal, pimenta do reino, folhas de manjericão e alecrim e misture bem.
Numa vasilha misture a farinha de pão com o queijo ralado e as sementes. Adicione a manteiga e misture bem apertando com os dedos até formar uma farofa. Espalhe essa mistura sobre os tomates. Leve ao forno e asse por 30 minutos. Remova do forno e sirva, quente ou morno.

7 comentários sobre “crumble de tomate”

  1. super coincidencia, fer. vi essa receita – ou uma parecida – outro dia num blog qu olho de vez em quando e estou desde ntao morrendo de água na boa para preparar. quando o fizer, c’reditos duplos, para voce e o outro blog – que nesse instante nao me lembro qual é, dentre meus muitos favoritos

  2. Fer, o tomate da horta do meu pai continua a invadir a cozinha cá de casa como um praga (boa!!). Aliás, das melhores possíveis.
    Tomatadas, gaspachos, molho de tomate, saladas, tartes e tb já por cá houve um cruble. O que fizer do tomate com um crunchy por cima? Não se diz nada, come-se! :))
    Bjs

  3. Os tomates da nossa regiao da California sao mesmo maravilhosos. Sempre vermelhissimos e gostosos. Sinceramente, nunca comi igual no Brasil. Essa receita de crumble e’ super legal, nunca tinha visto nada parecido.
    R: é que tomate odeia umidade e adora calor forte e seco, que é o que temos aqui no verão. perfeito! 🙂

  4. Olá Fer
    Adorei a sugestão tão original e com tomate na época certa como tanto aprecio.
    Ainda ando meio zonza com tanto produto novo aqui, as minhas compras são um trabalho de pesquisa, demoradas e tenho de levar óculos para as letras minúsculas da composição:)
    Um beijo

Deixe a sua pitada: