bolo de pera

bolo-pera_1S.jpg
Segui uma dica da minha amiga Cris Smith no Twitter, que recomendou fortemente este bolo da Martha S. para se fazer com qualquer fruta. E eu fiz com essas mini peras seckel, para outro chazinho no meio de uma tarde de domingo. As qualidades deste bolo conseguem extrapolar todos parâmetros dos sentidos, por causa da sua praticidade. Para fazê-lo, não é preciso ter batedeira. E para quem gosta de gostosuras mais rústicas, esse é um bolão, pois leva, além das frutas, óleo vegetal, açúcar mascavo e farinha integral.
1/3 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo claro
Fruta da sua preferência—usei 5 mini peras
1 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de buttermilk
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma quadrada de 22 cm com óleo. Forre com uma folha de papel vegetal, deixando duas abas mais altas nos lados da forma. Unte por cima do papel também. Espalhe 1/4 xícara de açúcar na base com o papel untado e arrange as peras [ou outra fruta que for usar] cortadas em fatias grossas por cima.
Numa vasilha média misture com o batedor de arame as farinhas, o fermento, bicarbonato e sal. Reserve. Numa vasilha grande bata bem com o batedeor de arame o buttermilk, os ovos, a baunilha, o óleo e o restante 3/4 de xícara de açúcar. Junte a mistura liquida à de farinha, batendo com o batedor de arame até formar uma massa. Jogue essa massa sobre a forma com as frutas no fundo. Leve ao forno por uns 50 minutos ou até que o bolo fique firme e dourado. Remova o bolo do forno, deixe esfriar bem e vire numa travessa. Remova o papel e sirva.

bolo-pera1.jpg bolo-pera2.jpg

10 comentários sobre “bolo de pera”

  1. Seu blog é uma inspiração!
    Obrigada!
    Fiz este bolo de peras e acrescentei um bom punhado de amendoas moidas á massa…ficou tão elegante!
    Ah, não usei papel manteiga e deu super certo,não agarrou!
    bjs
    Tatiana
    R: Tatiana, adorei saber! um beijo

  2. Oi Fer!
    Tou querendo muito fazer esse bolo nessa semana, mas as peras andam tão ruins por aqui… pensei em fazer com maças verdes. Vai dar certo, né? E com pêssegos, será que funcionaria?
    Beijoca!
    R: Marina, acho que funciona sim, com maçã ou pêssego. a receita original da Martha é com abacaxi! 😉 bjo

  3. Qdo vi a foto fiz Uhhhhhh……. e depois que lia receita falei, é este! (eu não tenho batedeira ainda!)
    Fernanda, seu blog tem me ajudado bastante, hoje fui ao Co op e amanhã vou com as crianças ao Farmers Market comprar maças para o bolo.
    Obrigada, bjão p vc.

  4. Adorei a dica desse bolo, Fer. Quero fazê-lo ainda essa semana se arranjar um tempinho. Acho que faltou na descrição do preparo o momento em que a mistura de farinha que estava reservada se junta à outra mistura, né? Mas eu entendi que no final as duas coisas juntas vão virar a massa.
    beijoca!
    R: obrigada por me avisar, Marina. ja corrigi.

  5. Será que rola com abacaxi? eu tentei fazer bolo de abacaxi uma vez na minha vida e fiz uma “pizza aguada”…humpf
    R: Vivien, clica no link que leva pra receita original da Martha, pois ela é feita com abacaxi.

Deixe a sua pitada: