puff de morango

strawberry-puff_1S.jpg
Os aniversariantes de julho acabam sempre tendo uma gostosura comemorativa recheada com morangos. Porque é bem difícil ignorar as frutinhas, que são nessa época do ano o number one hit nas paradas de sucesso. Essa torta fez as vezes de bolo para o aniversário do meu marido, porque o bolinho que comprei na padaria do supermercado pela manhã foi só pra ele soprar a velinha na festa surpresa virtual que o Gabriel organizou com a família no Brasil. No lanche da tarde atacamos essa delícia, que é praticamente um profiterole de grande corpulência, feito com a clássica choux pastry.
para a massa:
5 colheres de sopa de manteiga cortada em pedaços
1 colher de sopa de açúcar
2/3 xícara de farinha de trigo
3 ovos grandes
Numa panela coloque 2/3 xícara de água, a manteiga e o açúcar. Leve ao fogo alto até ferver. Adicione a farinha de trigo toda, de uma vez e misture com uma colher d pau até a massa desgrudar e ficar uniforme. É bem rápido. Remova do fogo e deixe esfriar por 5 minutos, mexendo vez ou outra.
Adicione os ovos, um de cada vez, à mistura de farinha e manteiga e bata bem com uma colher de pau ou batedor de arame, até a massa ficar bem lisa e acetinada. Pode fazer isso na batedeira, se quiser, mas cuidado para não bater demais.
Coloque a massa numa forma de fundo removível de 22 cm untada com manteiga. Espalhe a massa com uma espátula, cobrindo o fundo e 3 cm dos lados. Asse em forno pré-aquecido em 400°F/ 205ºC por 30 minutos. Perfure toda a superfície da massa com a ponta de um garfo ou metal de espetar bolo e deixe assar por mais 5 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e desenforme numa travessa.
para o recheio:
115 gr [4 oz] de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher de chá de raspas da casca de laranja
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 xícara de creme de leite fresco
2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
2 xícaras de morangos frescos fatiados
Na batedeira em velocidade alta, bata o cream cheese, as raspas de laranja e o extrato de baunilha até ficar um creme liso. Junte o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro e bata até obter picos firmes. Recheie a massa já assada e fria com o creme. Coloque as fatias de morango por cima do creme. Se quiser polvilhe com açúcar de confeiteiro—eu não quis. Corte em fatias e sirva com o molho de morangos por cima.
strawberry-puff_2S.jpg
molho de morango
1 e 1/2 xícaras de morangos frescos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de licor de laranja [*usei Grand Marnier]
Lave e pique os morangos. Coloque no liquidificador com o açúcar e o licor. Bata até obter um purê. Coloque numa jarrinha e sirva sobre o puff de morangos.
*Receita publicada na revista Sunset, em março de 2005.

10 comentários sobre “puff de morango”

  1. Venho sempre por aqui, mas creio que ainda não havia comentado…dessa vez tenho que dizer que ficou linda sua torta, um agrado e tanto ao aniversariante.Parabéns!!
    R: obrigada, Cristina! comente sempre. 😉

  2. Affffff! Que delícia! Vou usar seu blog como receita para cura da xerostomia dos nossos pacientes! Deu muita água na boca…….

  3. Que coisa mais linda de deus! Queria fazer aniversário em julho só para ter bolo com morango, minha fruta favorita. Eu congelo para usar em novembro, quando sopro velinhas, mas não é a mesma coisa…rs
    E os seus morangos estão tão vermelhinhos… Por aqui está cada vez mais difícil achar desses. Estão ficando mais aguados e ácidos a cada ano que passa (até falei sobre isso no meu blog hoje).
    Mas vou testar a receita assim mesmo! Depois volto para contar.
    Beijoca.
    R: tenta comprar os orgânicos, Marina. vou querer saber o que voce achou. beijo!

Deixe a sua pitada: