peixe empanado [de forno]

peixe-empanado_1S.jpg

peixe-empanado_2S.jpg

Do livro Apples for Jam da Tessa Kiros. É um peixe tão fácil de fazer, que ela até diz que não é receita, mas sim sugestão. Pra fazer no forno, mas eu fiz na churrasqueira, porque estamos naquela época do ano em que é preciso evitar usar o fogão o máximo possível. Ela sugere embrulhar o peixe no papel vegetal [parchment] ou o alumínio. Usei o alumínio por razões óbvias e preferi o heavy duty, que é mais resistente. Ela também sugere usar outras ervas, dependendo da disponibilidade e do gosto do freguês. Eu segui a dica do tomilho que tenho plantado em casa. Usei um peixe pescado de maneira sustentável porque acho isso muito importante—optei pelo bacalhau selvagem do Alaska, que comprei congelado no meu Co-op.

Filés de peixe branco
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
Farinha de pão
Azeite de oliva
Dentes de alho
Rodelas bem finas de limão
Raminhos de tomilho fresco

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino. Passe os dois lados na farinha de pão para empanar—eu faço a minha farinha na hora usando o processador e torradas de qualquer tipo, pra esse usei torradas de pão francês. Coloque os filés empanados sobre uma folha grande de papel vegetal ou alumínio. Dobre a folha ao meio e coloque o peixe uma metade. Por cima do peixe coloque rodelas de limão cortadas bem fininho, pedacinhos de alho e raminhos de tomilho. Regue com um fio de azeite, feche os pacotes torcendo bem as bordas e coloque sobre uma assadeira ou refratário, se for fazer no forno. Como fiz na churrasqueira usei uma assadeira de metal. Leve ao forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC e cozinhe por mais ou menos uns 20 minutos ou até que o peixe esteja bem cozido. Abra uma beirada do envelope para testar, com muito cuidado porque sai vapor. Remova os pacotinhos do forno e sirva imediatamente.

2 comentários sobre “peixe empanado [de forno]”

  1. Eu so faco peixe no forno ou na churrasqueira aqui em casa tbem, e se eh no forno eh sempre de “pacotinhos” feito com papel manteiga.
    Eh bem basica essa ideia mesmo ne Fer, mas sempre fica bom! Eu faco muito peixe assim, fica gostoso e saudavel. Meu filho gosta feito empanadinho em cornmeal.
    Mas eu nunca tinha empanado o peixe e assado dentro do pacote, quando eu empano eu deixo em aberto, se faco no pacote fechadinho eu asso o peixe simples, sem coating. Da a impressao de q fazendo assim (empanado no pacotinho fechado) o coating vai ficar soggy, fica? Preciso testar!
    Bjs
    Ana

Deixe a sua pitada: