panna cotta de chocolate

pannacotta-choc_1S.jpg
Essa panna cotta ficou realmente surpreendente, pois apesar de ser chamada de panna cotta, não tem creme nenhum nos ingredientes. Pra quem quer se jogar numa sobremesa suntuosa, sem esquentar a moringa. Eu não escolho receitas por porcentagem de calorias, gorduras ou açúcar. Escolho por causa dos ingredientes interessantes ou das misturas inusitadas. E essa sobremesa tem todas essas qualidades. Além de ser levinha. Saiu de uma folha rasgada de uma das minhas revistas Sunset antigas. Fica absurdamente cremosa e chocolatuda. Experimente fazer e depois me conte o que achou. Comemos acompanhados de morangos madurinhos.
2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
2 xícaras de leite [low-fat/ 1%] dividido
3/4 xícara de açúcar
85 gr [3 oz] de chocolate meio amargo picado
1/4 xícara de cacau em pó puro, sem açúcar
1 e 2/3 xícara de iogurte grego natural
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Raspinhas de chocolate para decorar
Numa vasilha pequena coloque 1/2 xícara de leite e polvilhe a gelatina por cima. Deixe descansar por 1 minuto, daí mexa com uma colher e deixe descansar mais 10 minutos.
Numa panela média coloque o restante 1 1/2 xícara de leite, o açúcar, o chocolate meio amargo e o cacau e leve ao fogo médio até ferver, por uns 3 minutos. Adicione a mistura de gelatina e bata bem até dissolver completamente. Deixe esfriar, por uns 15 minutos.
Numa vasilha grande bata o iogurte com o extrato de baunilha até formar um creme liso. Pode bater com o batedor de arame. Junte a mistura de chocolate, passando o liquido por uma peneira. Misture bem e despeje em 8 ramequins levemente untados com óleo vegetal. Cubra com plástico e gele até ficar bem firme. Para desenformar passe uma espátula de metal nas bordas do ramequin e vire num prato ou travessa. Decore com raspinhas de chocolate e sirva.

6 comentários sobre “panna cotta de chocolate”

  1. Será um prazer fazer mais uma receita sua para os meus amores, que adoram chocolate.
    Aquele meyer lemon crêpe cake ficou na memória e repeti outro dia para terminar o lemon curd, que ganhei da Valentina, uma delícia, ambos!
    Bjs.

  2. Fer, o iogurte grego pode ser substituído por outro tipo? E o extrato de baunilha? Mais uma vez fico doida pra fazer a receita mas esbarro nos ingredientes, já que onde moro não encontro pra vender certos produtos (lembra que comentei o caso do limão siciliano?). Sou louca pra provar o tal do queijo feta kkkkkkkkkkkkk!! É isso! Se der pra substituir, me diz! Beijão!
    R: Cris, tem um link na receita pra uma substituicao–você pode fazer o iogurte em casa. extrato de baunilha é bem facil de achar, mas se nao achar, usa a essencia, que nao é tao boa mas quebra um galho. beijo!

  3. Fernanda,
    pelos adjetivos, cremosa e chocolatuda, farei com certeza 🙂
    1/4 de cacau em pó puro, é 1/4 de xícara não?
    bj,
    Tati
    R: sim, Tati! 1/4 xícara, já arrumei lá. isso que dá escrever na correria de manhã cedo. 😉 beijo!

Deixe a sua pitada: