The Automat

automat_1.jpg

automat_2.jpg

automat_3.jpg

automat_4.jpg

automat_5.jpg

Um dos meus passatempos favoritos no iPad é ficar navegando pelo app da revista LIFE, que tem um arquivo imenso de imagens atuais e antigas. Numa dessas viagens achei essa galeria de fotos de automats. Adoro os automats, que só conheci em fotos e filmes. Esses restaurantes/cafeterias foram muito populares entre os anos 20 e 50 e alguns ficaram imortalizados em cenas de alguns filmes clássicos. Nos automats os comensais entravam e colocavam moedinhas nas janelinhas escolhidas, de onde tiravam sanduíches, sopas, fatias de torta e bolos, frutas e sorvetes, além das torneirinhas que serviam café, chá e leite dia e noite. Os automats desapareceram do mapa, mas ficaram registrados na cultura popular através de fotos e filmes. Eles também deixaram descendentes—as maquinetas de bebidas, comidas e até de gadgets, que hoje pipocam por todos os cantos do mundo. Tenho guardado no meu diretório de memória de filmes inúmeras cenas passadas dentro de um automat, mas a mais divertida pertence ao fofíssimo filme Easy Living de 1937, protagonizado pela minha atriz favorita de todos os tempos, Jean Arthur e por um jovenzinho Ray Milland. Esse filme é absolutamente delightful e eu recomendo para qualquer um que goste de cinema e filmes clássicos. Mas a cena no automat é impagável, quando a Arthur entra lá faminta e desempregada [usando um casaco carésimo, que é o pivô de toda a trama] e só consegue comprar um café. Milland é um moço rico experimentando a vida de um trabalhador comum, fazendo serviço de busboy dentro do restaurante. Ele tenta ajudar a charmosa e engraçada Arthur, abrindo umas janelinhas pra ela poder comer sem pagar. O que acontece depois você só vai acreditar assistindo toda a cena. E depois de ver essa cena, vai com certeza querer ver o filme inteiro!

4 comentários em “The Automat”

  1. Oi, Fer! Os últimos 3 meses foram de muito trabalho por aqui e mal tive tempo de ver meus blogs preferidos, nem o meu número 1! =) Mas hoje consegui me atualizar, já ri com vc querendo ser mais amiga da fazendeira do que ela de vc – sempre faço isso!-, já chorei com sua despedida na casa de Davis, já vi que sua nova velha casa é linda demais e já me deliciei com suas descrições, com os tacos rangendo e tal e coisa. Eba! Estou de saída, mas renovada. Boa sorte para você aí. Bjão,
    R: obrigadão, Rê! um beijo! :-*

  2. Acho que você vai gostar de saber que ainda existem automats em Amsterdam! Não sei se “ainda” é a palavra certa, talvez eles sejam recentes, mas eu vi 2 perto da estação de trem e uma amiga até comeu num deles!
    Numa “googlada” rápida achei isso:
    http://www.eurocheapo.com/blog/amsterdam-cheap-eats-febo-dishes-snacks-automat-style.html
    Um abraço,
    Carol.
    R: parece mais uma vendor machine gigante, sem muito glamour, né Carol? aqui tentaram um revival dos automats uns anos atras, mas não vingou. bjo!

Deixe a sua pitada: