um fogão elétrico

fogao-eletrico1S.jpg

O fogão veio com a casa e, ao contrário da máquina de lavar louça, está em ótimo estado. Pelas condições do forno dá pra concluir que ele é quase novo. Mas é um fogão elétrico. Desde os meus anos canadenses que eu não colocava uma panela sobre o queimador de um fogão elétrico. E digo mais, nunca senti saudades de fazer isso. E digo mais ainda, detesto fazer isso. Quando vi o fogão elétrico na cozinha da casa nova já fui avisando—vamos trocar por um a gás! Infelizmente não vai ser tão simples assim, pois não há conexão pro gás atrás do espaço do fogão e vamos ter primeiro que chamar um encanador, furar parede, puxar cano, eteceterá-eteceterá. Já vi até o tipo de fogão que quero comprar, mas ainda não comprei.

Enquanto isso, vou ter que ir me virando com esse fogão mesmo. E estou fazendo com muito cuidado, porque fogões elétricos são o instrumento perfeito para se queimar comida e encrustar panelas. Como tive muitas esperiências deprimentes no passado, estou praticamente pisando em ovos. No primeiro dia na casa tostei umas fatias de pão de azeitona numa frigideira vintage que tenho e que foi a única que achei no meio das 9854 caixas fechadas. Preciso dizer que tive que usar a esponja de aço pra limpá-la. E imediatamente acendeu a luz vermelha de alerta! Depois assei cenouras, fiz uma quinoa com camarão frito, preparei risoto e sopa de lentilhas, assei frango com gengibre e cebola e até cozinhei macarrão. Com o cuidado que estou tomando foi tudo bem até agora, só ainda não assei nenhum bolo e confesso que ainda estou um pouco receosa de fazê-lo. Espero que a conexão do gás seja uma das próximas da lista dos serviços por fazer na casa, porque neste quesito eu sou bastante conservadora—gosto de cozinhar com fogo. De outro jeito simplesmente não me parece natural.

10 comentários sobre “um fogão elétrico”

  1. Eu gosto do forno eletrico mas fogão mesmo tem que ser a gás. O meu problema é que nos 10 anos que moro no Canada nunca pude ter um fogão a gás 🙁 o ano na espanha foi o paraíso pois tive fogão a gás mas depois que voltei… tô de volta no eletrico… suspiro… Nunca queimei nada, aprendi a usar, sempre tiro as panelas de um elemento a outro e tal mas ainda assim…

  2. Olha, eu tive que encarar o fogaozinho eletrico da casinhola em L.A. e te juro que e’ de deixar qualquer um maluco
    sendo temporario, a gente encara, mas e’ realmente um pe’ no saco – espero que voce possa instalar o gas em breve.
    Eu fiz bastante coisa no forno eletrico, nao e’ tao tricky quanto o stovetop, tenho certeza que voce vai driblar numa boa

  3. Ih! não sabia que era ruim não! como a maioria dos americanos usam elétricos, achava que também eram bons.Por aí não tem bujão? bujão pode ficar dentro da cozinha, não?
    R: aqui é só gás encanado, Angela. 😉

  4. O fogão aqui em casa é a gás. Temos um de lenha para os assados e pra cozinhar comida salgada que fica, sem dúvida, com outra sabor. Mas eu e os fogões eléctricos não somos amigos. Tenho amigas e parentes que usam mas, quando vou fazer alguma coisa a casa delas… nada sai bem 🙂

  5. Fer,
    Concordo contigo, gás é pra lá de melhor! Faz anos que não preparo um daqueles stir-frys que precisa de uma wok super quente quase em combustão. Sinto falta daquele sabor de fumaça, cheiro de metal, enfim aquele sabor do fogo na comida….
    Acho que qdo/se vier a usar gas de novamente vou ter que ir com calma para reaprender o processo rs.
    Boa sorte aí na sua adaptação e reformas vindouras!
    Abração e um bom fim de semana.
    Heguiberto
    R: Heguiberto, sem falar que nao tem como chamuscar a pele do pimentão no fogão elétrico, né? 😉 obrigada, abraço e aproveite o finde–aqui labutaremos!

  6. Fer, eu concordo 100% com voce, fogao a gas eh o melhor e para ser sincera eu acho q a comida feita no fogo fica ate mais gostosa. Uma pena q meu marido nao entenda isso (obvio, nao eh ele q cozinha), e eu sempre quiz ter um fogao a gas aqui na minha casa, mas infelizmente nao tenho (ainda…). O meu eh um flat top, eh bom, novo e funciona super bem, both fogao e forno, entao tbem nem posso reclamar.
    Eu queria colocar um a gas esse ano quando demos uma arrumada na cozinha mas meu marido teve xilique com o preco q sairia p/ instalar a tubulacao de gas e eu acabei deixando de lado.
    Que bom q vc vai colocar um a gas na sua casa, fico super feliz por voce! Eh muito gostoso fazer essas mudancas na casa e deixar tudo de acordo como a gente gosta, principalmente na cozinha quando p/ nos q gostamos de fazer comidas gostosas!
    Bjs
    Ana
    R: Ana, já vi que vamos mesmo ter que assaltar um banco! afe, tudo é um $$$ÃO! beijo

  7. Ufa, as vezes não é fácil mesmo! Interessante a variedade de seus preparos, muitos eu nem imaginava combinar: quinoa com camarões fritos… ainda não estou muito familiarizada com quinoa; cenouras assadas: tenho mania de sempre fazê-las cozidas em cubinhos, grelhadinhas em fatias finas ou cruas em palitos.
    Esse ano tb mudei de fogão, mas mais fácil por serem ambos à gas. Gostei muito, o novo tem forno de convecção e a vapor; se antes só usava meu forno elétrico, queridinho, agora faço dos 2 meus parceiros hehehe. Boa sorte em suas produções e um belo fim de semana! bjos
    R: Edna, quinoa combina muito com peixe ou camarão, experimenta! assei duas formas enormes com cenouras que estavam acumuladas e guardei. agora estou usando as cenouras assadas pra fazer outros pratos–coloquei no risoto, nas lentilhas. nunca usei um forno a vapor! beijo!

  8. Oi Fer…
    Eu também prefiro p fogão a gás, se bem que minha sogra por morar no interior, mesmo tendo fogão a gás, prefere cozinhar no fogão a lenha…que convenhamos, a comidinha fica muito mais gostosa…bem mas queria saber o que são aquelas coisinhas no centro do seu fogão…
    P.s.: Amei sua panela vermelha e a chaleira tb…
    beijos.
    R: Tania, fogao a lenha é um pouco demais! as coisinhas sao porta-colheres. beijo!

  9. Fer, qdo fui do fogao a gas ao eletrico, tb tinha preconceito. Depois fui pra um vitro ceramico (ADOREI) e nossa casa (em SD) tb veio com um eletrico.
    Sabe que eu ja nem ligo? Eu gosto do forno com leitura digital, e as diversas graduacoes de temperatura dos “coils”. Na casa em LA eh fogao a gas, e eu ateh estranhei qdo usei depois de tanto tempo, mas ja me arranjei com ele tb:) Entao, posso dizer que nada mais me assusta..hehehe
    But..verdade seja dita, fogao a gas eh BEM mais economico e aqui em casa nao temos tubulacao na cozinha pra isso..blah.
    Bjs e boas comidinhas:) E Otimo weekend:)
    R: Bri, preciso do fogo, a chama! 🙂 beijoo

Deixe a sua pitada: