pasta com aspargos & favas

pasta_aspargos_2S.jpg
pasta_aspargos_4S.jpg pasta_aspargos_4S.jpg
pasta_aspargos_7S.jpg

Está bem perceptível a minha falta de vontade de ficar na cozinha, porque neste momento preciso mesmo é estar fazendo outras coisas, como empacotar meus 87554 suéters de lã, os 54322 casacos de inverno, minha coleção de copos de martini e de margarita, meus 98875 pratos, pratinhos, pratões, travessas, saladeiras, a extensa coleção de jarras e bules, os zilhões de livros de culinária, eteceterá eteceterá. Já gastei bem uns dez quilómetros de plástico bolha na embrulhação. Mas isso não vem ao caso.

Embora eu esteja ocupada e focada em outras atividades, a cesta orgânica continua chegando semanalmente, trazendo os produtos da estação. Aspargos e favas não tem faltado e foi com esses dois ingredientes que resolvi fazer esse macarrão. O mais trabalhoso foi descascar as favas, que precisam sair de dois casulos para serem facilmente saboreadas. Mas esse trabalho vale a pena. Eu acho as favas um dos legumes mais saborosos que existem. E adoro usá-las em diferentes receitas, mesmo sabendo que vou perdeu um tempinho razoável na descascagem.

Para fazer esse macarrão, usei um maço de aspargos cortadinho, um maço de favas que cozinhei rapidamente numa panela com um pouquinho de água. Removi os feijõezinhos das vagens, depois removi a pele de cada um. Usei também um pouquinho de cream cheese temperado com sal, pimenta do reino moída e cibouletes picadinha diluido num pouco de creme de leite. Numa panela refoguei cebolinha picada, adicionei os aspargos, deixei cozinhar, juntei o cream cheese diluido no creme de leite, no final as favas. Depois é só jogar esse molho sobre o macarrão da sua preferência cozido al dente numa panela com bastante água e sal, misturar bem e servir, com queijo parmesão ralado por cima se quiser. Eu quis.

2 thoughts on “pasta com aspargos & favas”

  1. Sou louca por macarrão e tenho experimentado com todo tipo de legumes, mas nunca pensei em colocar favas…como sempre o seu prato me deu água na boca. Ontem comi um muito gostoso também: orecchiette, aspargos e brie. =)
    Tá de mudança? Boa sorte com a empacotação.
    beijo prcê,

  2. Esta com uma cara deliciosa seu macarrao Fer!
    Eu tbem gosto de debulhar as coisas, eh um pouco trabalhoso e toma um tempinho, mas eh tao gostoso e vale taaaao a pena. Debulhei um saco de ervilhas ontem, foi tao gostoso, calmo, peaceful ficar abrindo uma por uma e tirando as ervilhas verdinhas, tao lindas e redondinhas de cada vagem.
    Cozinhei elas rapidamente e ficaram tao gostosas, fez o maior sucesso somente temperadinha com salt/pepper/olive oil, meu pequeno aqui pediu bis!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: