bolo de laranja e pistacho

orange-olive-cake_1S.jpg
orange-olive-cake_2S.jpg
orange-olive-cake_3S.jpg
Este bolo de laranja, azeite e pistacho foi fácil de fazer e de comer. Desapareceu tão rápido, que se eu não tivesse tirado fotos iria até duvidar de ter realmente feito algum bolo assim. Fiz apenas metade da receita, pois a original faz dois bolos. Se quiser fazer a metade como eu fiz, siga as medidas em asteriscos. Eu usei as laranjas vermelhas [blood orange] porque tinha algumas sobrando e queria gastar. A cor da polpa e do suco dessa laranja é fenomenal.
4 ovos, gema e claras separadas [*2 ovos]
325 gr de açúcar [*163 gr]
200ml de azeite de oliva [*100 ml ou 1/2 xícara]
1 colher de chá de extrato de baunilha [*1/2 colher de chá]
400 gr de farinha de trigo [*200 gr]
1 colher de chá de fermento em pó [*1/2 colher chá]
3 laranjas, casca raspada e suco espremido
[*usei 2 laranjas vermelhas pequenas]
Um punhado de pistachos descascados
Pré-aqueça o forno em 355ºF/ 180ºC. Unte duas formas redondas de 20 cm com azeite [*ou apenas uma forma, se for fazer meia receita, como eu fiz].
Bata as claras em neve em picos firmes. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha até formar um creme. Acrescente o azeite gradualmente, sem parar de bater, até obter uma massa bem lisa. Mais ou menos uns 2 minutos na batedeira elétrica.
Junte a farinha e o fermento à mistura de ovos e manteiga, adicione as raspas e o suco da laranja e mexa bem até ficar tudo bem incorporado. Por último junte as claras em neve, incorporando bem com uma espátula.
Coloque a massa na forma untada, salpique os pistachos por cima e asse por uns 30 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e sirva.

4 comentários sobre “bolo de laranja e pistacho”

Deixe a sua pitada: