almoço para três

Este foi um almoço de domingo em família, o que não é extremamente comum por aqui. Mas quando isso acontece, quero sempre caprichar. Embora nesse dia não tenha dado tempo de fazer nenhuma sobremesa, o rango principal ficou bem sortido e saboroso. Fiz um peixe, um prato com batatas e outro com as estrelas da estação—os aspargos, que só reguei com azeite, salpiquei com salo marinho e raspas da casca da laranja vermelha e levei ao forno [alto] até ficarem bem molinhos, mas não muito.

asparagus-orange_1S.jpg

As batatas, que cortei em rodelas sem descascar, também foram ao forno [alto]. É só adicionar um limão cortado em fatias bem finas, temperar com sal marinho, pimenta do reino e azeite e assar até as batatas ficarem bem tenras. Dá pra servir quente, morno ou até mesmo frio.

potato-lemon_1S.jpg

Para o peixe, usei uns filés de linguado e preparei seguindo esta receita da Amanda Hesser, com manteiga e laranjas vermelhas [blood orange]. Ficou bem gostoso e acho que nem teve sobras.

sole-orange_1S.jpg

3/4 xícaras de caldo de legumes ou de frango [usei de legumes]
1/4 xícara de vinho branco
1/4 xícara de suco de laranja vermelha [ou laranja comum]
1 colher de sopa de suco de limão
1 echalota picada
7-8 grãos inteiros de pimenta preta
1 quilo de filé de pescada
5 colheres de sopa de manteiga sem sal
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Numa panela misture o caldo, o vinho, os sucos de laranja e de limão, a echalota picada e os grãos de pimenta. Leve ao fogo médio e quando ferver coloque os filés de peixe nesse liquido, com a ajuda de uma espátula larga. Cozinhe o peixe por uns 3 minutos, remova, coloque numa travessa e mantenha num lugar aquecido.

Aumente o fogo e deixe o liquido reduzir em 1/4 de xícara, por mais ou menos uns 12 minutos. Remova do fogo e vá adicionando as colheres de manteiga, uma de cada vez, e batendo com um batedor de arame. Tempere com sal e pimenta , jogue o molho sobre o peixe na travessa e decore com gomos de laranja vermelha cortados em pedacinhos. Sirva imediatamente.

4 comentários sobre “almoço para três”

  1. Nega, que delícia ficaram as vagens! Como é bom fazer comida assim, não suja nada, o forno faz tudo pela gente! As vagens ficaram dos deuses, as batatas ídem! Assim que eu vir aspargos a bom preço vou comprar também, nunca comi aspargos frescos! MInha mãe fazia direto nas festas creme de aspargos, mas daqueles em conserva. Deve ser supimpa! Nega, muito bom ter o seu site pra ir dando ideias de rangos para o dia-a-dia, beijos!
    Nega Lu

  2. Nega, fi-las, ficaram mesmo ótimas, é uma excelente opção! beijão! (Fiz também as batatas com as rodelas de limão. Fiquei na dúvida se as rodelas de limão são pra comer ou dispensar… mas acho que são mesmo só pra dar o gostinho neh?) Agora só falta ir comprar o peixe, o resto tá tudo feito e guardadinho na geladeira – apesar que já comi um tanto de batata e de vagem, logo que ficaram prontas! 😉 :***
    R: nega, come o limão assado, ele fica docinho, quase desaparece no meio das batatas. beijo!

  3. Nega, será que dá certo fazer vagens no forno, como os aspargos? To com umas vagens aqui, não sei por que comprei, não gosto muito de vagens… se der answer me quickly, bisous! Lu
    R: nega, dá certo sim! tudo no forno fica bom. bjo!

Deixe a sua pitada: