bolo de cranberries frescas

bolo-cranberry-2_1S.jpg
bolo-cranberry-2_2S.jpg
Esse bolinho encalhou nos rascunhos do blog por motivos que nem eu lembro mais. Foi feito com as últimas cranberries frescas que encontrei no Co-op logo após o encerramento de todas as festividades de final de ano. Ficou bem gostoso, porque as cranberries frescas são bem ácidas e formam uma camadinha azedinha por cima, que são bem do nosso gosto para coisas não muito doces. Pesquei a receita no The Kitchen.
1 e 1/2 tabletes [170gr] de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/2 xícara de açúcar comum
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
2 colheres de chá de raspas da casca de limão
1/4 xícara de sour cream
2 xícaras de cranberries frescas
Açúcar de confeiteiro pra decorar
Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 200ºC. Unte uma forma de bolo de 22 cm com manteiga. Numa vasilha grande misture com um batedor de arame 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal.
Numa batedeira bata a manteiga e os açúcares até formar um creme claro e fofo. Abaixe o velocidade e adicione um ovo de cada vez, depois a baunilha e as raspas de limão. Junte a parte da mistura de farinha e depois o sour cream. Adicione o restante da farinha e bata bem até ficar bem incorporado/
Coloque a massa na forma untada e alise o topo com uma faca. Numa vasilha misture as cranberries frescas com as 2 colheres de farinha de trigo e combine bem. Jogue as cranberries sobre a massa na forma.
Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até que o bolo esteja dourado. Cubra levemente com uma folha de papel aluminio e continue assando por mais 30 minutos. Remova do forno, deixe esfriar completamente e vire numa travessa. Salpique com açúcar de confeiteiro.

4 comentários sobre “bolo de cranberries frescas”

  1. Qual foi a ultima vez que você comprou cranberries aqui no Brasil? E onde? Por favor 🙂
    R: nunca comprei cranberries frscas no BR. eu moro nos EUA. 😉

  2. Costumava fazer um upside-down cake de cranberries, receita da tia Martha..Este esta com um jeitao bem legal, por causa do brown sugar..Yum!!:)

  3. Já agora, preciso de um esclarecimento. Cranberries são groselhas? Ou serão mirtilos vermelhos?
    As traduções das diferentes “berries” são sempre muito confusas e este fim-de-semana estive a discutir com o meu marido sobre qual seria a tradução correcta de cranberries.
    Obrigada
    Bjs
    R: cranberries em portugues sao oxicocos. bjo.

Deixe a sua pitada: