pudim de buttermilk

buttermilk-pudim_1S.jpg

Mais uma sobremesinha cremosa, desta vez saída da edição de janeiro/11 da revista do Jamie Oliver. Substituí a gelatina por agar-agar. Ele recomenda servir com fruta, mas eu quis usar uma geléia de pétala de rosas da Armênia, que comprei por impulso no mercadinho internacional. Ficou uma combinação muito delicada e interessante.

Suco e raspas da casca de 1 laranja
1 fava de baunilha, sementes raspadas [*usei o extrato puro]
1 envelope de gelatina em pó sem sabor [*usei o agar-agar]
150 ml de leite integral
150 gr de açúcar
475 ml de buttermilk
50 ml de creme de leite fresco

Coloque o suco de laranja numa vasilha e salpique a gelatina por cima. Numa panela coloque o leite, o açúcar, a fava e sementes da baunilha [substituí por 1 colher de sopa de extrato puro] e as raspas da casca da laranja e leve ao fogo. Quando ferver, remova do fogo, adicione a mistura de gelatina*. Junte o buttermilk , mexa bem. Deixe esfriar e junte o creme de leite. Coloque tudo em ramequins e leve à geladeira até firmar. Desenforme e sirva com frutas frescas ou com geléia de fruta ou de pétalas de rosas, como eu fiz. *Como eu substituí a gelatina pelo agar-agar, mudei um pouco o modo de fazer, porque o agar-agar precisa ser fervido. Coloquei na mistura de leite que foi ao fogo. Juntei o suco de laranja depois.

7 comentários sobre “pudim de buttermilk”

  1. Sempre você considera 1 pacote de gelatina sendo com 7 gramas? E qual a proporcão para substituir por agar-agar? Grata
    R: 7 g é o peso do pacote que compro aqui. o de agar agar é 4 g. da mais ou menos 1 colher de sopa de pó para os dois.

  2. Gostava de tentar esta receita, nunca trabalhei com agar-agar, mas sei que é uma alternativa bem mais saudável!
    Olha ainda ontem fiz panna cotta com água de rosas, adoro a delicadeza do sabor.
    Geleia de pétalas é que n conhecia! Vou investigar.
    Bim fim-de-semana!
    R: Ana, eu uso muito agar-agar e já iz um pudim de agar-agar com água de rosas, a receita está AQUI. ficou muito bom! um ótimo finde pra você também!

Deixe a sua pitada: