dutch baby [com limão]

dutch-baby-lemon_1S.jpg
O domingo seguiu na mesma malemolência do sábado e além do almoço simplérrimo, com frango de churrasqueira e salada, me apreguicei de fazer qualquer outra coisa para o nosso lanchinho da noite. Tinha pensado em fazer um bolo, mas faltou um ingrediente e desanimei. Apesar da pregui, deu uma vontadona de comer algo feito na hora, de preferência com limão, para acompanhar um chá feito com folhas de hortelã fresquinhas que colhi na horta. Vou dizer que não existe receita fácil que seja páreo para a dutch baby, uma panquecona feita no forno em poucos minutos. Pode-se fazer simples e servir com geléia, maple ou mel ou colocar frutas dentro ao gosto do freguês. Eu queria porque queria uma com limão, então fui procurar e achei essa receita no blog da Culinate retirada do livro A Homemade Life da blogueira Molly Wizenberg. Essa panqueca pode ser feita numa frigideira de 20 cm que possa ir ao forno, mas funciona também numa um pouco maior. Dá também pra fazer num pirex ou forma de torta. Eu fiz numa frigideira pequena. Ela infla enquanto assa e fica linda. Mas infelizmente murcha um pouco quando retirada do forno, conformemo-nos, é assim mesmo. Essa ficou com uma cor bem forte por causa dos ovos caipiras [sempre!] e das raspas da casca do limão, que ajudaram a deixar a panqueca com um sabor limãozudo acentuadíssimo. Delícia!
dutch baby pancakes with lemon and sugar
serve bem 2 pessoas
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
4 ovos grandes
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de half and half
[misturei leite integral com creme de leite fresco]
1/4 de colher de chá de sal
Raspas da casca de 1 limão
Para servir: suco espremido de um limão e açúcar de confeiteiro para polvilhar
Pré-aqueça o forno em 425ºF/ 220ºC. Numa frigideira que possa ir ao forno ou outra forma similar, coloque a manteiga e derreta—pode ser no fogo ou no forno. Espalhe bem a manteiga derretida pela forma, fundos e lados.
No liquidificador coloque os ovos, farinha, leite com creme [ou half and half], sal e as raspas da casca do limão. Bata bem e coloque na forma untada com a manteiga derretida. Coloque a frigideira no forno e asse por uns 20 minutos, até a massa inflar e ficar dourada.
Remova do forno e regue a panqueca com o suco de limão [pode jogar bastante] e depois polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva imediatamente.

10 comentários sobre “dutch baby [com limão]”

  1. Nhammmmm…. Vou experimentar, parece delicioso! Fer, quando voce diz que usou “creme de leite fresco” e o heavy cream?
    Obrigada, beijo
    Raquel
    R: sim, Raquel. bjo!

  2. Ainda bem que dá para fazer no pirex, ainda não consegui comprar uma frigideira de ir ao forno. Os limões estão em alta, ontem fiz biscoitos com eles. O aroma e sabor são uma coisa indescritível 🙂
    R: hm, vou querer ver essa receita de biscoitos de limão! 😉

  3. Olá!
    Acompanho há algum tempo a C&S mas estou a deixar um tempero pela primeira vez.
    Adoro este blog e a forma como a Fer escreve, torna a língua tão viva e divertida. Costumo fazer estas panquecas no forno, são o prato das quintas-feiras na Suécia, acompanhadas de doce de lingonberries e bacon, uma maravilha!

  4. Oie!
    Sempre venho aqui e nunca comento! Alias, sempre venho aqui naquela hora que bate uma fome desesperada de uma coisa gostosa, muitas vezes venho pra prourar uma receita boa, mas muitas vezes só de ver seus pratos já me satisfaço, meu sonho de consumo era ser sua vizinha!!!hahaha
    Essa está muito deliciosa pra não colocar nem um comentário!!! Eu adoro tudo de limão, vou ter que largar tudo e ir fazer agora!!!
    Beijos com água na boca!
    Keiko

  5. Fer
    Obrigada por me apresentar a Dutch baby, perfeita para os dias de preguiça 🙂
    Desde que saí de casa dos meus pais nunca mais encontrei ovos assim amarelinhos, aqui os biológicos apresentam um desconsolado amarelo super pálido.
    Beijo
    R: que pena isso dos ovos, Helena. um beijo

Deixe a sua pitada: