bolo de sementes de papoula

bolo-poppyseeds_1S.jpg

bolo-poppyseeds_2S.jpg

bolo-poppyseeds_3S.jpg

Demorei um bocado de tempo pra finalmente colocar essa receita de poppy seed cake em prática. Fiz outro dia e o bolo desapareceu numa piscada. Ele fica bem denso. Achei a quantidade de sementes de papoula absurdamente imensa, mas tem que ser assim. As sementes não entram na receita só pra enfeitar e dar um toque festivo. Elas dominam e vale muito a pena.

6 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
1/2 xícara de purê de ameixa seca
1 xícara de açúcar
1 1/4 xícara de sementes de papoula moídas
1/2 xícara de farinha de trigo
4 ovos, gemas e claras separadas
1/4 de colher de chá de cremor de tártaro [opcional]
Raspas da casca de 1 laranja ou limão
1 colher de chá de extrato puro de baunilha ou amêndoa
cobertura de cheesecake [opcional]
nozes caramelizadas para decorar [opcional]

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de fundo removível com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e unte por cima do papel também.

Moa rapidamente as sementes de papoula num processador ou moedor elétrico de café. Cozinhe as ameixas com um pouco de água e bata no processador ou liquidificador para fazer o purê.

Bata as claras com uma pitada de cremor de tártaro em neve até ficarem em ponto de picos duros. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme. Adicione as gemas e o extrato de baunilha [ou amêndoa] e as raspas de limão [ou laranja]. Adicione o purê de ameixas e logo em seguida as sementes de papoula moídas e a farinha de trigo. Misture as claras em neve à massa delicadamente com a ajuda de uma espátula. Coloque a massa na forma untada e leve a forno por uns 45 minutos, até o bolo ficar bem escuro e o centro cozido. Deixe esfriar completamente e transfira para uma travessa. Se quiser decore com a cobertura de cream cheese e as nozes caramelizadas. Eu não quis.

»cobertura de cream cheese—bata 250 gr de cream cheese, 4 colheres de sopa de manteiga, 2 xícaras de açúcar de confeiteiro e 1 colher de sopa de extrato puro de baunilha.

6 comentários sobre “bolo de sementes de papoula”

  1. Estou com internet que anda!
    Botando em dia seu blog, ainda não vi um jeito de ter notícias dele com constancia.
    Aprendi usar essas sementes quando cismei de aprender alemão. Ainda não tenho opinião sobre elas . Mas tem seus charmes.
    Mas aqui não é fácil encontrar. Procuro sempre. Uma vez encontrei no Rio, cara pra caramba..ai ai..
    Você nos atiça!!
    R: Angela, você ja tentou usar um feed reader pra ler blogs? da uma olhada no google reader — http://www.google.com/reader/ — voce indexa os blogs e ele avisa das atualizacoes. eu nao uso o blogspot pra publicar o meu, entao nao tem como voce receber os alertas do blogger. beijo!

  2. Olá Fernanda, gosto muito das sementes de papoula nas receitas doces e salgadas…aqui em campinas, do lado de baixo do equador, comprava sempre no mercadão, porém faz muito tempo que não tem, dizem que a importação está proibida, sei não!!! só sei que estou sem minhas deliciosas sementinhas!!!
    Abç, Cris
    R: poxa, Cris, que chatice essa historia.. bjo!

  3. Fer, eu fiz este bolo faz uns seis meses, receita de uma amiga judia da minha mãe. Na minha receita não tinha o purê de ameixas, de resto era igual. Mas na hora de desenformar ele se quebrou todo… ficou muito ‘farelento’, apesar de gostoso. Nem quis postar.
    R: que pena, Lu. maior desperdicio de sementes. vai ver é o purê de ameixa que dá a liga e segura tudo, hein?

  4. Nossa q diferente Fer, achei super interessante, nunca tinha visto um bolo assim, com tantas sementinhas, uau!
    Como eh a textura, vc mencionou q fica denso, mas ficam crocantes as sementinhas? Nossa, super bacana o bolo, fiquei curiosissima!
    Ana

Deixe a sua pitada: