bolo de limão & cardamomo

bolo limão & cardamomoE agora chegou a vez de gastar os limões. Minha árvore no quintal está até envergada, de tanta fruta pendurada. É a visão do paraíso pra mim, que amo meus limões a ponto de não querer dividi-los com ninguém. Mas além do meu limoeiro—que felizmente fica no meu quintal, bem escondido dos pidonchos e olhos-gordos; ainda tem duas árvores que não pertencem à ninguém carregadas de limão rosa no caminho da minha casa e um ou outro presente em forma de limão meyer que chega na cesta orgânica. E desses limões meyer eu tinha três unidades, que quis usar fazendo um bolo, mas não queria nada óbvio, nem nada muito doce, queria um bolo simples porém bem limãozudo. Achei essa receita na Everyday Food e o resultado agradou muito. Sem falar que tive a chance de gastar uns cardamomos.

1 tablete [113gr] de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1-1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de açúcar
1 colher de sopa de casca de limão ralada [usei o meyer]
6 colheres de sopa de suco de limão [usei o meyer]
3/4 colher de chá de cardamomo moído [fiz no pilão]
2 ovos grandes
1/2 xícara de sour cream
1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro [para o glacê, que não fiz]

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 200ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20 cm. Numa vasilha peneire junto a farinha, o fermento, bicarbonato e sal. Na batedeira em velocidade média bata a manteiga, o açúcar, as raspas da casca do limão e o cardamomo até formar um creme. Acrescente os ovos, um de cada vez. Junte 3 colheres de sopa de suco de limão. Reduza a velocidade e adicione a mistura de farinha, alternando com o sour cream. Termine com a farinha. Coloque a massa na forma e asse por uns 30 minutos. Remova do forno, inverta o bolo numa grade e deixe esfriar. Coloque numa travessa e cubra com um glacê feito com as 3 colheres de sopa restantes do suco de limão misturado com o açúcar de confeiteiro—eu não fiz o glacê, porque essas coberturas doces não fazem sucesso na minha casa. Apenas polvilhei o bolo com um pouquinho do açúcar de confeiteiro, mas nem precisava.

b-limao-cardamomo_1S.jpg

4 thoughts on “bolo de limão & cardamomo”

  1. Yainnn…ela tem um limoeiro na casa dela…
    Nem to “amarela-limão” de inveja…tralala…
    Eu cresci debaixo de um limoeiro anão. Tinha cerca de 1,50mt de altura, mas era bem largo e dava muitos limões. Que saudades.

  2. Olá Fer, tão bom vir aqui e ter sempre notícias.
    Já disse isto, mas vou repetir, seu blog é o único que nunca deixei de vir aqui conferir.
    É puro deleite!!!
    Quero saber qual é mesmo o limão meyer em relação ao Brasil?
    Abraços!!!
    R: obrigada, Jucimara! no Brasil não sei qual seria o similar para o Meyer. bjo!

Deixe a sua pitada: