açúcar de tâmara

date-sugar_1S.jpg
date-sugar_2S.jpg
A Califórnia tem uma safra bem grande e variada de tâmaras. Elas aparecem no mercado no inicio do outono e são simplesmente deliciosas. Fresquinhas, elas são puro mel. Sendo assim tão doces, é muito natural que elas pudessem se transformar em algum tipo de adoçante. Tenho visto muitos tipos de açúcares diferentes, além dos usual suspects feitos de cana e de beterraba. No meu Co-op tem açúcar de palmeira de coco, de maple e de tâmara pra vender. Mas foi no Farmers Market que comprei esse açúcar de tâmara artesanal, na mesma banca da moça que aparece somente durante um período do ano, vendendo também as frutas frescas. Esse açúcar é feito da tâmara desidratada e depois picada. Ele não dissolve como um açúcar normal, mas é bem doce e dá pra usar em receitas de bolos e tortas e para polvilhar sobre saladas de frutas, iogurtes, misturado com a granola e o que mais a imaginação mandar.

7 comentários sobre “açúcar de tâmara”

  1. que lindo ! parece aquele açucar em pedras que usam no Irão e que desfazem na boca antes de tomar o chá em vez de o deitarem no chá !
    Vim aqui procurar uma receita de bolo de cenoura para comparar com a minha. Como é que não consegui encontrar ? tenho a certeza que tens uma receita especialíssima que gostava mesmo de conhecer 🙂
    R: Vera, acho que NUNCA fiz um bolo de cenoura! olha que coisa, qualquer dia preciso fazer um, né? 😉

  2. Fer,
    Nunca vih este acucar..como usa-lo se nao dissolve??
    As tamaras sao deliciosas mesmo..Como qdo estou com cravings de algo doce, hoje mesmo trouxe duas pro trabalho. Vc ja foi na Casa de Fruta? La vedem uma recheada com nozes que eh deliciosa.:)
    Bjs
    Bri
    ps: qdo eu crianca, nao comia tamaras pelo mesmo motivo da Ana..hehehe

  3. Nossa, esse tem cara de puro e artesanal mesmo Fer. Eu nao sou fa de tamaras p/ come-las como fruta, acho simplesmente ultra doce, e tem um aspecto q me lembra meio q hum… er… barata… ai falei, nao eh todo mundo q gosta quando eu faco esse comentario, rs!
    Mas ja comi doces adocados com dates e achei gostoso. Date sugar deve ser bacana, um dia preciso procurar por aqui.
    Outro dia vi “coconut crystals”, fiquei com vontade de experimentar. Eh o sap do coconut tree q eh boiled e reduced to sugar, igual faz acucar com o suco da cana. Vc ja viu desse por ai?!
    Bjs!
    Ana

Deixe a sua pitada: