pudim inglês
com castanha & chocolate

pudim-castanhas_1S.jpg

pudim-castanhas_2S.jpg

Me senti um pouco insegura ao preparar esta receita para a sobremesa de Natal por causa dos passos de cozinhar na água com a forma tampada e eteceterá, mas no final percebi que não era um bicho de sete cabeças. E o pudim cozinha direitinho, fica delicioso. Eu tinha um punhado de castanhas portuguesas locais e fresquinhas que comprei no Farmers Market, por isso optei por testar esse pudim inglês. Foi uma escolha muito auspiciosa.

200 gr de manteiga amolecida
200 gr de açúcar
4 ovos batidos
[certifique-se que os ovos estejam em temperatura ambiente]
200 gr de farinha de trigo self-raising
[se não tiver, adicione 1 colher de sopa de fermento em pó na farinha]
150 gr de chocolate meio amargo picado
[*usei o Scharffen Berger com 90% cacau]
150 gr de castanhas portuguesa cozidas e descascadas
8 colheres de sopa de mel
Manteiga para untar a forma
Custard, creme de leite fresco batido ou crème fraîche para servir

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Devagar adicione os ovos batidos. Adicione a farinha gentilmente, misture bem e com uma espátula misture o chocolate picado.

Unte uma forma grande [ou oito forminhas] com manteiga. Cloque as castanhas picadas no fundo da forma, adicione o mel por cima das castanhas. Então adicione a massa com chocolate.

Corte um círculo de papel vegetal do tamanho da forma e cubra bem a superficie do pudim com esse círculo. Cubra toda a forma com papel alumínio—se tiver o heavy duty, melhor. Amarre bem com um barbante em volta da forma. [*eu não fiz isso, porque usei o alumínio grosso e dobrei bem firme nas extremidades].

Coloque a forma [ou forminhas] numa panela grande com tampa e cubra até a metade da panela com água fervendo. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora para a forma grande ou 40 minutos para as forminhas pequenas. Se a água abaixar muito, adicione mais durante o processo.

Remova a forma da panela, retire o papel aluminio e o papel vegetal, deixe esfriar um pouco e vire com cuidado numa travessa. Sirva com um custard [que pode ser batizado com rum ou cognac], creme de leite fresco batido ou crème fraîche. Eu servi com o crème fraîche.

5 thoughts on “pudim inglês
com castanha & chocolate”

  1. Nega, essas suas receitas de sobremesa de natal estão o ó do borogodó. Vou tentar fazer esse pudim de castanhas – se ainda encontrar castanhas no supermarket… bolo de gengibre nunca provei, vai ser o próximo. Eu também amo gengibre! Tô esperando agora tua receita do frango esfumaçado tá bão? Beijos mil, Nega Lu

  2. Esta com uma cara muito boa Fer! Como fica a textura? Eh denso? Ou mais leve como um bolo?
    Deve ser uma delicia o sabor nao, castanhas portuguesas combinam com chocolate!
    Ana
    R: ficou mais denso, Ana. muito bom!

  3. Fer, já à imenso tempo que sigo seu blog, gosto imenso dos seus textos, receitas e fotos,
    e fiquei fascinada com este pudim, deve ser fantástico.
    Feliz 2011 e um beijinho

Deixe a sua pitada: