bolo de laranja & amêndoa

bolo-laran-amen_1S.jpg

bolo-laran-amen_2S.jpg

bolo-laran-amen_3S.jpg

Ainda na procissão sazonal dos citros e aproveitando as receitas compiladas pela equipe da MS, fiz na sequência este bolo que combina a amêndoa com a laranja. Essa versão da Martha é bem parecida com esta outra da Nigella. Não tô de jeito nenhum querendo instigar rivalidades entre musas, mas o bolo da Martha deu um olé triplo carpado hermenêutico no da Nigella. Ficou o fino da bossa—úmido e macio, e a cobertura de laranja foi o complemento que deixou esse bolo ainda mais especial.

6 laranjas [da variedade navel ou outra bem doce]
1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 3/4 xícaras de amêndoas moídas bem fininho
[ou use a farinha de amêndoas já pronta]
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de açúcar [separadas]
6 ovos

Coloque as laranjas inteiras numa panela grande e funda. Cubra com água fria e leve ao fogo alto até ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 2 horas. Coe a água e reserve as laranjas cozidas.

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de 22 cm de fundo removível com manteiga e depois polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Corte as laranjas cozidas ao meio. Se elas tiverem sementes, remova com cuidado. Coloque 7 metades de laranja num processador ou liquidificador e transforme num purê. Reserve.

Numa vasilha misture com um batedor de arame a farinha, as amêndoas moídas, o fermento e o sal. Numa batedeira com o acessório de bater claras em neve, bata os ovos com 1 das xícaras de açúcar em velocidade média até formar um creme. Misture o purê de laranja e combine bem. Adicione a mistura de farinha, incorpore bem e coloque toda a massa na forma untada. Leve ao forno por mais ou menos uma hora, ou até que o bolo esteja bem cozido. Remova o bolo do forno, deixe esfriar bem e então transfira para uma bonita travessa.

Faça a cobertura de laranjas cortando as outras 5 metades da fruta em cubinhos. Numa panela média misture a 1 xícara restante de açúcar e 3/4 de xícara de água. Deixe ferver, mexendo bem até o açúcar dissolver. Adicione as laranjas cortadas em cubos à calda de açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo até o liquido evaporar quase totalmente e formar uma calda bem grossa, mais ou menos uns 15 minutos. Remova do fogo e deixe esfriar completamente. Arrange as laranjas por cima do bolo e sirva.

10 comentários sobre “bolo de laranja & amêndoa”

  1. Ola! Fiz a receita desse bolo, quero dizer quase fiz, as minhas laranjas depois de cozidas ficaram super amargas, porque sera?
    Usei laranjas peras.

  2. Fer,
    Sou a Ci, moro no Hawaii(Honolulu) a quatro anos e ja acompanho seu blog a quase dois mais nunca deixo nenhum comentario. Mas esse bolo me chamou tanto a atencao que nao resisti…comprei tudo, fiz o bolo e acabei de provar um pedaco…Sim esse bolo merecia um comentario. Ela e simplesmente MARAVILHOSO.
    Obrigada pela receita e por tornar meu dia-a-dia mais gostoso com suas receitas,comentarios e fotos.
    Grande abraco!
    R: oi Ci, adorei saber que voce me lê ai do Hawaii! esse bolo é realmente algo especial, né? comente sempre! um beijo

  3. Adorei essa receita, estou super curiosa. uso muito farinha/farelo de amendoa nas minhas receitas e tudo fica muito gostoso com ela.. Adoro as receitas da MS e ja adaptei algumas delas para torna-las sem gluten.
    bjs

  4. Essas receitas com laranja estão MUITO boas…
    Vou lá no site da Martha dar uma olhada!
    A receita da gelatina eu já salvei, resta procurar laranjas por aqui que estejam bem doces.
    Beijos

  5. Valeu pela informação! (posso responder pelo reply do email?) Achei um cara que faz personalizados! Encomendei..espero não haver substâncis cancerígenas! Vi também uma marca na europa com cores fortes lindas! Meio almodovar.
    R: sim, pode dar um reply no e-mail! 🙂

  6. A cara está linda! Farei, certamente, só não sei o que seja laranja neval. Descobrirei!
    Estava pensando em voce ontem. Tenho um grande amigo que mora aí em cima também. Perguntei a ele se havia variedade em papel higiênico. Lembro que,quando eu era criança e jovem , além de existirem em cores claras (azul, rosa, verde, amarelo) existia também um todo de rosinhas, lindinho. Quando morei aí, trouxe um com uma margaridona azul e verde, bem legal. Meu filho trouxe um de farra, cheio de dólares.
    Estou de banheiro novo, e fula da vida porque não existe mais papel colorido! Aí ainda existem? Meus filhos estão indo pros eua hoje, se existirem pedirei! ( sou pior do que a Bela, só peço coisas estranhas)

  7. ”… fino da bossa…), ilustra bem que o bolo e um sucesso, so nao percebi se as laranjas sao com casca ou nao?…
    Obrigada pela receita
    Maria
    R: sim, sao com casca! 🙂

  8. Hahaha, gostei do “olé triplo carpado hermenêutico”! Esta lindo o bolo e gostei da receita, boa p/ usar minha farinha de amendoas aqui! pisc! 😉
    Bjs Fer!
    Ana

Deixe a sua pitada: