pasta de berinjela [assada]

pasta-berinjela2_1S.jpg
Fiz essa pasta de berinjela inúmeras vezes. Fica uma delícia, pra comer com pão árabe torradinho, chips naturebas, torradas, bolachinhas, o que você quiser. Já fiz grelhando as berinjelas na churrasqueira e no forno. Das duas maneiras dá certo e fica ótimo. Acho que na churrasqueira o processo é mais rápido e deixa a polpa da berinjela com um sabor mais intenso, mais defumado, Mas fazendo no forno também dá certo.
Normalmente uso de 2 a 3 berinjelas. Mas pode-se fazer mais, pois essa pasta se conserva muito bem e por muitos dias na geladeira. Você pode variar as ervinhas e adicionar ou não as frutinhas secas.
2 ou 3 berinjelas médias
1 colher de sopa de tahine [pasta de gergelim]
Suco e raspas de meio limão
Azeite a gosto
Sal a gosto
Uma pitada de pimenta vermelha
Ervinhas frescas picadas a gosto
[*já fiz com salsinha, ciboulettes e até coentro]
Um punhadinho de berberis secas [zereshk]
Coloque as berinjelas lavadas e inteiras no forno [ou na churrasqueira] pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC e asse, virando as berinjelas durante o processo, até que a casca fique bem tostada e escura. Remova do forno, deixe esfriar e remova toda a casca das berinjelas. Você pode fazer isso com bastante antecedência, até dias antes, e guardar a polpa assada numa vasilha com tampa na geladeira.
Para preparar a pasta, amasse bem a polpa da berinjela assada com um garfo, tempere com o limão, tahine, azeite, sal e pimenta. Junte as frutinhas secas e as ervinhas picadas. Guarde na geladeira até a hora de servir. Se quiser, pode decorar com sementes frescas de romã.

7 comentários sobre “pasta de berinjela [assada]”

  1. Que ingrediente é este o tal de berberis secas [zereshk]?
    Não dá para substituir por um outro mais tropical? plantado e colhido no Brasil? Se sim qual?
    R: é uma frutinha seca. substitua por uma fruta seca brasileira.

  2. Fer,
    Minha avó espetava as beringelas num garfão e assava direto na chama da boca do fogão. Eu faço assim até hoje…É só ir virando e depois tirar a pele. Daí eu pico cebola, tomatinho, coloco azeite, tantinho de limão e sal…É bom demais!
    Beijão querida!

  3. Essa beringela assada,desfiada e afogada em shoyo fica uma maravilha. Guardada na geladeira e comida no dia seguinte fica melhor ainda. Para falar a verdade beringela é ótima de qualquer jeito.

  4. Oi Fernanda,
    acompanho O chucrute a um tempão, adoro as receitas e as fotos lindas!
    peguntinha: vc fura as berinjelas antes de assar? è que neste fim de semana fiz um babaganuch, e minhas berijelas estouraram no forno, fazendo a maior bagunça e ariscando a minha pele, que eu tava com o “carão” no forno pra checar a fulanas.
    Bjo!
    R: oi Valéria, eu nunca furei as berinjelas pra assar, mas se isso aconteceu com voce, melhor se prevenir e furar, né? beijo!

Deixe a sua pitada: