halibut com marmelo
[e farofa de jatobá]

halibut-jatoba_1S.jpg
Cheguei do Brasil com vários pacotes de farinha enfiados pelos cantos da mala. Nem me preocupei em esconder nada—era farinha, não tinha nada demais e pronto! O máximo que poderia acontecer era a fiscalização da imigração confiscar e jogar tudo no lixo. Dedos cruzados. Suspense. Quando abri a mala, já em Davis, achei o bilhete da inspeção e todos os pacotinhos suspeitos intactos. Ufa!
Mas perguntará você, como acabei com essa muamba dentro da mala? Vou tirar meu corpo fora numa ginga malandra e apontar meu dedão para a verdadeira culpada —-> Maria Rê. Ela que chegou no nosso almoço lá no restaurante Lá da Venda com uma caixinha linda recheada de pacotinhos com as mais fantásticas farinhas! Um presente maravilhoso, daqueles que são uma surpresa muito boa de receber.
Pois então cheguei na maior animação para usar aquelas preciosidades brasileiras. Submersa na água da piscina, dando minhas braçadas no sábado pela manhã, tive a epifânia. Tinha comprado um filézão de halibut e lindos marmelos no Farmers Market. Juntei um com dois e num refratário fiz uma cama de marmelo descascado e ralado fininho, o peixe temperado com limão, sal e pimenta foi colocado por cima, muitos minutos de forno médio coberto com papel alumínio e na hora de servir preparei uma farofinha com uma das farinhas pra colocar por cima do peixe.
Escolhi a farinha de jatobá. Uma fruta que nem todo mundo conhece, mas que eu conheço mais do que ninguém, porque costumava colhê-las numa árvore que ficava na praça da igreja matriz da minha cidade natal e comê-las lambendo os beiços. Ela é uma farinha bem sedosa e não ficou crocante como eu gostaria. Mas quem se importou? Achei que ficou deliciosa. Apenas derreti um pouquinho de manteiga numa frigideira, juntei a farinha, uma pitada de sal, fritei mexendo com uma colher de pau por uns minutos e no final acrescentei um punhadinho de ciboulettes picadinha.

7 comentários sobre “halibut com marmelo
[e farofa de jatobá]”

  1. Fer, sempre te acompanho. Também gosto muito do seu blog pessoal. Adorei ver suas fotos no Come-se e senti falta da sua foto com a Faby (do RL), mas ela já explicou o que houve. Saiba que sempre estou no seu encalço. Bjs.

  2. Hahahaha, eu fiquei preocupada com a viagem das farinhas…que bom que elas já estão virando comidas gostosas!
    Para uma farofa bem crocante, tente a de biju ou a farinha d’água. Pura crocância!
    beijos

  3. Ei Fer, seja bem vinda.
    Quero esperimentar este peixe. E farinha de jatoba ta na minha lista de compras de qdo for ao BR.
    Beijos e continuo lendo…
    Milza

  4. Entonces, Ferzíssima!
    Nem conhecia esse bicho halibut, consultei a igreja googleana e tipo: ele é parece um liguado tamanha big família, é isso?
    E a combinação deve ter ficado nhamm nhammm nhammm às pampas!
    Beijukkos
    R: Jux, só sei que é peixe, de carne bem branca. bjo!

Deixe a sua pitada: