pão de ló de morango

pao-de-lo_moran_1S.jpg
Minha mãe me escreveu pra contar de algumas coisas e aproveitou pra dizer—fiz sua receita de pão de ló de morango e ficou uma delicia! MINHA receita? Fiquei muito intrigada. Ela esclareceu que essa era uma receita do tempo em que eu morei em Piracicaba, nos anos 80, antes do exílio. Estou até agora matutando sobre essa história. Pensei, pensei, pensei, interroguei o Uriel, ele não lembra de nada, nem eu. Fiz a receita e enquanto comia, volta e meia me sentia quase lembrando de quando eu fazia esse bolo, tantos anos atrás. Não posso negar que a receita tem a minha cara. É fácil de fazer, leva poucos ingredientes, leva fruta e tem esse esquema de cortar o bolo, fazer uma espécie de trifle, que é realmente uma coisa bem prática. E funciona como sobremesa para um almoço festivo, um jantar comemorativo. Minha mãe disse que a receita também levava leite condensado, que ela eliminou. Realmente não consigo imaginar onde esse ingrediente entraria sem arruinar tudo. E ela também diminuiu o açúcar, o que eu também fiz. Minha idéia era fazer mini-bolinhos, que ficaram bem interessantes. Mas como sobrou massa, assei o restante numa outra forma maior e fiz também a idéia original, cortando o bolo em quadrados. Ficou muito bom. Bati o creme de leite com um fio de mel de abelha. E os morangos, super madurinhos, eram orgânicos.
5 ovos [claras e gemas separadas]
2 xícaras de açúcar [*diminuí para 1 xícara]
2 xicaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite fervendo.
Untar a forma com manteiga e enfarinhar. Pré-aqueçer o forno em 365ºF/ 185ºC. Bater as clara em neve. Misturar às claras, sem bater, as gemas, o açúcar e a farinha. Juntar o leite fervendo e por último o fermento em pó, incorporando bem com uma colher de pau ou espátula. Assar por uns 20 minutos ou até o bolo ficar bem dourado e cozido por dentro. Corte o bolo em quatro partes—ao meio e depois cada parte em duas. Regue o bolo com suco natural de laranja, salpique com morangos picados e creme de leite fresco batido em chantily. Faça camadas intercaladas com as fatias de bolo. Cubra com mais morangos picadinhos e chantily.

7 comentários sobre “pão de ló de morango”

  1. Oi Fer,
    Adorei a idéia de combinar os pedaços de bolo ou mini-bolos com o morango e chantilly da forma como vc fez. Desde criança, pão-de-ló recheado e coberto com morango e chantilly sempre foi meu bolo favorito! To doida pra experimentar sua versão! 🙂
    Beijos,

  2. Fê, adorei essa receitinha. Bem simples e parece ser de-li-ci-O-sa!!! Vou fazer e colocar no meu blog. Depois passo por aqui pra te dizer como foi e como ficou, ok?
    Bjuuxx!!
    R: faz sim, Erika. e depois me conta! bjo

  3. coisa linda isso, Fe! Adoro pão de ló e ainda mais de morango… vou testar em breve!
    Obrigada por mais uma receita saborosa, leve e pelas lindas fotos de sempre! =D
    beijos

  4. Facil mesmo Fer, e muito parecida com a receita de pao de lo q eu uso.
    Gostei da ideia de montagem com os morangos. Tbem adoro sobremesas com frutas! (essa vou guardar p/ o proximo spring quando os morangos voltarem por aqui!)
    Ana

  5. Nossa Fe, que delícia de receita! Facil de fazer e tá com uma cara óóóteema!;)
    Quer dizer que vc morou em Pira? Eu fiz faculdade lá! Passei 4 anos maravilhos lá, e ainda tenho saudades! Adoro aquela cidade!rs
    Bjao Fe 😉
    R: morei 5 anos la, Fê. meu marido trabalhou na Copersucar. eu não gostava muito da cidade, mas aprendi muita coisa legal com os piracicabanos. beijao!

Deixe a sua pitada: