pão rápido de laranja

pao-laranja_1S.jpg

Esse é um daqueles famosos pão de minuto—que não é exatamente um pão, mas passa muito bem por um deles. E para algo feito tão rapidamente, o resultado fica muito bom. Não é um pão doce, portanto é perfeito para ser devorado com geléia. Eu comprei uma geléia de pink grapefruit no Farmers Market, que estou comendo tudo sozinha, de tão boa. Combinou perfeitamente com esse pão rápido de laranja.

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga
1/3 xícara de geléia de laranja [orange marmalade]
1 xícara de leite
1 colher de chá de suco de limão

Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC e unte uma forma de pão com manteiga.

Numa vasilha média misture a farinha, o fermento e p sal. Numa panela pequena coloque o leite e a manteiga e leve ao fogo médio somente até a manteiga começar a derreter. Remova do fogo, adicione a geléia e bata com um batedor de arame, até a geléia dissolver. Deixe esfriar e adicione o suco de limão.

Adicione a mistura de leite à mistura de farinha e misture bem, até ficar uma massa. Coloque na forma e leve ao forno por uns 40 minutos, até o pão ficar bem dourado. Remova do forno e da forma. Deixe esfriar numa grade antes de cortar.

13 comentários em “pão rápido de laranja”

  1. Fiz meia receita, não tinha leite, usei yogurt natural, não tinha geléia, usei chutney de abacaxi.O pão ficou ótimo! Super fácil! Um pouco embatumado mas saboroso.

  2. Cris e Fer,
    Em casa sempre ouvi falar embatumado e na casa da minha avó em SP também. Se procurar no Google vai ver que é expressão usada para bolos, principalmente.

  3. Ah…Fer, gostaria de postar esta receita no blog do meu marido (com os devidos creditos claro) e com as fotos do meu “embatumadinho” pode ser? Beijos.
    R: claro que pode, Cri. depois me passa o link. beijo!

  4. Oi Fer querida, obrigada pela sua atenção. Quanto ao termo “embatumado”, que deve ser daqui do sul do Brasil (O meu marido é português e também estranha a palavra, rs), sim, tem o sentido de ter ficado com consistencia muito pesada. Agora, analisando bem a sua foto noto que ele parece mesmo mais pesadinho, não fica exatamente “fofo”. Só que o meu ficou demais, parece “molhado”, quase como uma massa de empadinha. Talvez eu tenha me excedido na manteiga, pois li algures que isso pode causar o tal “embatumamento” ahah. De qualquer forma, como eu disse o sabor ficou fantastico e por isso vou tentar sempre!
    Um abração e parabéns pelo site e (blog pessoal – que escreves desde 2000 !!!! – que já fui espreitar).
    R: Hahaha! Cris, o pão fica mais pro embatumado mesmo, mas não muito embatumado, tá? 🙂 um beijo!

  5. Oie…vi essa receita e achei o máximo! Fui logo testar. Acho que fiz algo mal pois o meu pão ficou embatumadinho. Tentei outra vez e na segunda fiz numa forma menor e deixei a massa mais molinha, para não pesar muito no cresciemento, só que também ficou um pouco embatumado. Ainda assim o gosto ficou muito bom…e não sobrou nada, rs. Por que será que embatumou, já que procurei seguir a risca? A massa, antes de ir ao forno, deve fica mais mole ou dura? :/ Help me please! Abraços.
    R: Oi Cris, a minha massa ficou bem macia, mais pro mole, mas não ficou liquida. dá pra mexer com as mãos. depois de assado ficou como um bolo. desculpa, mas nunca ouvi essa expressao–embatumado. nao sei o que significa. ficou pesado, denso, é isso? espero ter ajudado. bjo

  6. Adorei essa receita, ainda por cima é rápida o que torna tudo muito mais fácil.
    Como tenho uma geleia de laranja e tangerina que só eu gosto lá em casa, essa vai passar à frente de uma interminável lista de receitas a fazer 🙂
    Depois conto como ficou.
    Beijo
    Moira

  7. ohhhh my god!
    Fêeeezzíissima!
    Deu certo – ok, não resisti, pratiquei insubordinação à vossa pessoa e tasquei um egg na receita… e fiz com geléia de abacaxi!!!
    Ohhhh 10000 vezes so good!!!
    R: Jux, nao vai nenhum ovo, mas se voce colocou e ficou bom, entao tá otimo! beijo

  8. Fêeeeezíssima!
    tipo, nesse momento, sob o trópico de capricôrno, estou a fazeire esse pão… e… assim, sem querer bancar a enxerida: não vai nenhum ovo-feliz na receita? é isso mesmo???

  9. Humm também imaginando variações da geléia…
    Não resisto testar receitas de pães (mesmo não exatamente rsrsr)
    Obrigada.

Deixe a sua pitada: