tomatos, tomatoes, tomatos, tomatoes, tomatos, tomatoes

tomates-lindos_1S.jpg

Eu espero o ano todo por eles. Daí eles chegam e me dêem licença, porque os tomates serão os astros por aqui durante algum tempo. Pra você pode ser somente um tomate, mas pra mim essa fruta é o símbolo do verão. Ou um pouco mais que isso, pois o tomate é protagonista de algumas histórias e teve um certo impacto na minha vida, desde que vim morar aqui na tomatolândia.

Durante o verão minha cozinha fica tomada e dominada pelos tomates. Eu exagero, na compração e na comilança, porque sei que a temporada é essa. Faço tanta salada, tanta sopa, inovo com algumas receitas, busco novidades, mas confesso que o que mais gosto de fazer é picar uns tomates super maduros, temperar com azeite, sal, vinagre, salpicar com ervinhas frescas e devorar tudo com fatias de pão tostados na frigideira. Também gosto de refogar tomates rapidamente no azeite e jogar por cima do macarrão cozido. Coisas simples da vida, que me dão imenso prazer, acompanhadas de uma taça de vinho tinto ou verde gelado, isso é verão pra mim.

Daí que vou ao Farmers Market e não compro apenas um montão de tomates frescos, locais e orgânicos que pretendo comer. Compro belezuras que quero fotografar, enfeitar a cozinha, arranjados numa travessa bonita. Tomates são charmosos, tomates são fotogênicos, tomates são bonitos, tomates são gostosos. Você não concorda?
»só não guarde tomates na geladeira porque eles perdem todo o seu delicioso sabor. essas bonitezas posando na foto são tomates heirloom.

8 comentários sobre “tomatos, tomatoes, tomatos, tomatoes, tomatos, tomatoes”

  1. Fernanda,
    eu amo tomates!!! Mas aqui no Brasil, as variadades são mínimas. Temos o Italiano, o Déborah (um menor, redondo), aquele grande com gosto de nada (nem sei o nome) e os Cereja (caríssimos, em qualquer época do ano!!). Vou tentar plantá-los esse ano, no quintal, mas gostaria de ter mais variedades!! Tem sementes diferentes por aí?? Há algum site onde possa comprá-las? Se souber, me avisa?
    Obrigada!
    Gabi.
    R: oi Gabi, faz uma busca no google que vai aparecer lugares que vendem sementes, dai voce investiga como faz pra comprar e receber. um beijo!

  2. Sim, mais uma que concorda! Lindos e deliciosos! Tenho que comprar uns heirlooms, nham nham. Engraçado que quando eu morava no Brasil não gostava de tomates, mas todo mundo guardava na geladeira, acho que só fui comer um tomate que não entrou na geladeira depois que vim pra cá. Aí passei a gostar!

  3. Concordo muito, e mais, sou igualzinha!! Espero o ano todo e no verao me esbaldo nos tomates! Eh como voce falou, saladinhas todos os dias, dos mais variados tomates, grandes, pequenos, vermelhos, amarelos… adoro todos!
    E meu jeito preferido de come-los eh tbem picado e temperado com salt, pepper, olive oil, balsamic vinegar e basil, nao ha nada melhor, eu simplesmente amo isso no verao, nao me canso de comer os tomates madurissimos e deliciosos!
    Pq ca entre nos, tem q comer agora ne Fer, pq no resto do ano os tomates sao tristes, a maioria das vezes nem gosto de tomates eles tem… por isso q eu tbem aproveito!
    Ana

Deixe a sua pitada: