polenta com molho de tomate [fresco]

polenta-tomare1S.jpg

polenta-tomate2S.jpg

Estou com dois hóspedes em casa, dois rapazinhos de 16 anos, filhos de duas grandes amigas que já viveram aqui em Davis. Eles estão passando férias, visitando com amigos, relembrando os velhos tempos, comendo todos os rangos que sentiam saudades. Outro dia um deles me disse—Fê, estou louco pra comer sua comida, você tem tanta coisa gostosa na sua cozinha! Então fiz um almoço caprichado pra eles. Como um deles é vegetariano, pensei num prato substancioso, porém agradável para uma refeição de verão. Fiz a polenta no dia anterior e na hora de servir grelhei rapidamente na churrasqueira. Queria servir com um molho, mas não queria nada quente nem pesado. Improvisei um molho feito com tomates crus que ficou simplesmente o fino da bossa. Ficou tão bom, que eu e o Uriel devoramos as sobras com pão no lanche da noite.

Para a polenta, usei os corn grits bem rústicos. Numa panela coloque três xícaras de água, um pouquinho de sal e um pouquinho de azeite e deixe ferver. Jogue 1 xícara de farinha para polenta e deixe cozinhar por uns 5-10 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo, deixe esfriar uns minutos e coloque a polenta numa forma ou refratário. Se fizer de um dia pro outro, como eu fiz, cubra e guarde na geladeira. Minutos antes de servir, corte a polenta em quadrados e grelhe na churrasqueira ou grelha de fogão por alguns minutos de cada lado. Sirva com o molho de tomates crus.

Para o molho e tomate, bata no liquidificador ou processador duas xícaras de tomates orgânicos bem maduros, um punhado de orégano fresco, sal, pimenta do reino moída e azeite. Bata tudo, coloque numa molheira e sirva sobre os quadrados grelhados de polenta.

6 comentários sobre “polenta com molho de tomate [fresco]”

  1. Amiga!! Pela primeira vez em (gasp) 46 years fiz polenta, seguindo sua receita.YumYum!!:):) Meu corn grits were from Bob’s Red Mill, so eu checked their recipe out..mas achei a tua mais sensible.. (vim aki umas 10 vezes..hehe)
    O que mudei (ha!:)
    – colokei um (generoso) sprinkle de dried basil
    – usei um flavored garlic olive oil (basil flavor)
    – no finalzinho do cooking, adicionei 3/4 cup the shredded parmesan cheese
    – pan fried (com olive oil spray), ja que em LA nao tenho grill……
    -marinara sauce do Trader Joes in a jar – not as fresh 🙁
    Reviews do KC and Bella: none. They had their mouth too occupied with polenta to give a review;)..hehehe
    Sucesso amiga!! All gone:):)
    THANK YOUUUU:):)
    Happy Monday:)

  2. Oi Fer,
    Estou torrando aqui com o calor, as vezes tenho preguica ate’ de estar no computador, ai’ pulo um dia de blog. Sabe que ate’ agora nao comprei a santa churrasqueira!!!! A sua e’ a gas? beijos.
    R: Maria, é a gas sim. ajuda muito nesses dias torridos, viu? um beijo!

  3. Moro em Fortaleza-Ce, então não tenho o hábito de comer polenta, apesar de comê-la em viagens. Porém, nunca tinha tido a curiosidade de fazê-las, pelo visto é muito simples, vou procurar essa farinha para polenta no mercado e tentar. Bjs.
    P.S.: Vou acompanhar com seu molho de tomates.
    R: é simplíssimo, Geórgia! faz sim, beijo

  4. E eles, aposto que gostaram né?
    Polenta só provei da cremosa e não fiquei fã. Tenho que fazer essa versão que me parece muito melhor, mais firme 🙂
    R: adoraram, que não são bobos, né? 😉

  5. Polenta grelhada eh tao gostoso ne Fer?! Eh algo q aprendi a fazer aqui nos EUA! Uma boa ideia p/ esses dias q estamos usando a grelha p/ todas as refeicoes, nao da vontade de cozinhar nada aqui dentro na cozinha, um calorao! (estou amando!!rs!!)
    Bjs
    Ana

Deixe a sua pitada: