cheesecake congelado
de morango

cheesecakepink.jpg
Cruzei com essa receita várias vezes durante um periodo de algumas semanas. Sempre me interesso pelas novidades, pelas idéias diferentes e a desse cheesecake congelado simplesmente foi para o trono. Já tinha as tâmaras compradas fresquinhas no Farmers Market e fui logo comprando todos os ingredientes que eu não tinha, como o mascarpone e o iogurte grego. Daí alguma coisa aconteceu que me preveniu de preparar a receita. O mascarpone foi gasto em camadas espalhadas em fatias de pão, o iogurte virou molho de salada e sorvete, depois o Uriel viajou, logo em seguida eu viajei também e ficou tudo por isso mesmo. Voltei a cruzar novamente com a receita, que copiei mais uma vez, naquela incerteza nebulosa de que já tinha feito planos com aqueles ingredientes. Comprei mais marcarpone, mais iogurte e um saco de amêndoas frescas. Decidi usar uns morangos orgânicos congelados, que comprei enlouquecidamente de um fazendeiro no Farmers Market e tinha guardado em sacos no freezer. Num dos dias e que fiquei de molho em casa me recuperando da gripe, fugi da cama e coloquei a sobremesa em prática. No jantar daquela noite tivemos dois convidados adolescentes para quem servi fatias do cheesecake. Levei até um susto quando na primeira garfada um dos guris exclamou quase gritando—NOSSA, QUE DELÍCIA!
Esse cheeesecake sem açúcar, sem farinha e que não precisa assar, fica assim mesmo delicioso, ao ponto da gente exclamar frases de elogios entusiasmados. Meu marido, que afirmou não gostar de tâmaras, mas ter gostado imensamente do resultado dessa receita, expressou seu entusiasmo de outra maneira. Naquele seu jeito romântico bem peculiar, ele escreveu o meu nome com a ponta da faca na superfície do cheesecake, na frente dos nossos convidados e antes mesmo de eu poder fotografar a sobremesa para o blog!
frozen pink cheesecake
massa:
300 gr [2 xícaras] de amêndoas
10 ou 12 tâmaras frescas descaroçadas
2 colheres de sopa de óleo de coco
Uma pitada de sal
recheio:
2 xícaras de morangos e framboesas, frescos ou congelados
[*usei apenas morangos orgânicos congelados]
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de mel
1 xícara de queijo mascarpone
1 xícara de queijo quark ou curd
[*pode substituir por iogurte grego integral]
No processador, moa as amêndoas por uns minutos. Adicione as tâmaras, o óleo de coco e sal e pulse até formar uma massa bem rústica. Coloque essa massa numa forma de fundo removível de 20 cm / 8 inch. Coloque na geladeira, enquanto faz o recheio.
Bata as frutas com o suco de limão e o mel. Pode ser no liquidificador ou no processador. Junte o mascarpone e o quark [ou o iogurte, que foi o que eu usei]. Coloque essa mistura na forma forrada com a massa e leve ao congelador por pelo menos 2 horas. Remova do congelador e deixe amolecer um pouquinho antes de servir. Se quiser pode decorar o cheesecake com flores comestíveis e frutas. Eu não decorei.

20 comentários sobre “cheesecake congelado
de morango”

  1. Que post fofo, Fer! Eu diria que eles são tão deliciosos quanto as receitas!
    E que lindas as flores que você colocou no jarro, hein.
    Beijos,

  2. Fer,
    Nunca vi o óleo de coco…será que se colocarmos o creme de coco daria o mesmo resultado?
    Hum…tô salivando aqui com o meu barrigão de 35 semanas 😉
    Vou ter que provar isto!
    bjs
    Ah, adorei o romantismo do Uriel. Que fofo!

  3. Oi Fernanda.Visitar seu blog é parte da minha rotina há muuuito tempo, embora eu não comente. Mas como “vou ter” que usar meus morangos organicos nesta receita, preciso de uma dica sua pra substituir o mascarpone, que não acho em lugar algum na minha cidade! um beijo
    R: Patricia, que bom saber que você é assídua por aqui! acho que você pode substituir o mascarpone pelo cream cheese–é o ingrediente mais ou menos similar em que pude pensar. um beijo!

  4. Venho aqui há algum tempo e hoje não resisti em deixar aqui meu recado. Parabéns pelo seu blog, é muito bem feito, com matérias muito interessantes.As receitas são ótimas e as fotografias nem se fala! Um grande abraço, Maria Eliza – Belo Horizonte-MG.
    R: muito obrigada, Maria Eliza! um beijo e comente mais!

  5. Fer,
    Vi que voce utiliza a Canon Rebel… é semi-profissional? Voce fez algum curso ou aprendeu sozinha?
    Beijo
    R: Nat. essa câmera é uma prof entry-level. aprendi sozinha, é muito simples. bjo

  6. Ola Tudo bem
    Que delicia !!!! como sempre
    Mas as suas fotos são maravilhosas, como estou aprendendo(sozinha) a fotografar, gostaria de saber que maquina voce usa
    bjus
    Obirgada
    R: Lucia, eu uso uma Canon Rebel Xti. bjo!

  7. Fernanda,
    costumo visitar seu blog quase que diariamente, acho ele super legal, com ótimas receitas e belas imagens. Parabens!
    Adorei o cheesecake de morango.
    Faz uma visita no meu blog e veja se voce gosta tambem.
    Parabens, continue com essas delicias que adoramos. Voce esta no nosso favoritos!
    abs,

  8. Ficou realmente muito lindo!
    Como eu poderia substituir o óleo de côco? Pode ser manteiga? Eu nunca vi este óleo a venda, nem sabia que havia.
    Parabéns pela sugestão! Amei que não leva açúcar.
    Bjs 🙂
    R: pergunta no seu supermercado onde fica o coconut oil, ele é uma pasta, geralmente nao fica junto com os outros oleos. no Whole Foods tem. bjo

  9. Oi Fer,
    Não acredito que consiga encontrar as tâmaras onde moro. Alguma sugestão de substituição? É que não faço idéio do sabor, então fiquei sem idéias de como trocar esse ingrediente…meu marido AMA cheesecake!
    Um abraço!
    R: Raquel, qualquer outra fruta seca deve funcionar–ameixa, passas. bjo!

  10. Ai, Fê, só tu mesmo pra conseguir combinar as cores da massa, da mesa e o prato, assim como da cobertura e dos detalhes no guardanapo.
    Se for tão gostoso ao paladar como a imagem é ao olhar… uau!
    Um beijão!

Deixe a sua pitada: