pudim de creme & pêssegos

pudim-pessego_1S.jpg

Chegou a hora do pêssego. Como sempre exagerei na aquisição da frutinha. Comprei uma tonelada dos amarelos, que eu gosto muito mais do que dos brancos. Daí desembestei a fazer receitas, porque muitos deles já estavam bem maduros. Um conselho meu quando for fazer qualquer coisa com frutas—sempre separe uma parte extra para ir comendo enquanto prepara a receita!

Com parte dos pêssegos resolvi replicar aquele sensacional pudim de morangos e substituir a água de rosas pela água de flor de laranjeira. Esse aroma casa muito bem com os pêssegos—como já foi previamente testado nesta receita maravilhosa. O resultado da empreitada virou um blockbuster, sucesso absoluto de público e crítica.

*lembrete importante: pêssegos [como morangos] precisam ser orgânicos, pois esta fruta lidera a lista das mais contaminadas por agrotóxicos.

1 xícara de pêssegos orgânicos picadinhos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
[orange blossom water]
Retire a pele e pique os pêssegos, misture com o açúcar e a água de flor de laranjeira e distribua pelos potinhos. Reserve.
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite integral
3 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de 4gr [1 colher sopa] de agar-agar
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira

Numa panela, coloque o creme de leite e o açúcar e mexa bem com um batedor de arame até o açúcar dissolver bem. Adicione o agar-agar e leve ao fogo médio, até o creme ferver. Remova do fogo. Adicione o leite e a água de flor de laranjeira, mexa bem para incorporar e distribua o creme pelos potes com os pêssegos picados no fundo. Leve à geladeira até firmar.

7 comentários sobre “pudim de creme & pêssegos”

  1. Um vizinho ofereceu-nos esta semana um baldinho cheio de pêssegos caseiros. Infelizmente acho que não são orgânicos, as pessoas sempre colocam sulfato (ou lá o que é) nas frutas por causa dos bichinhos. Enfim… mas eu adoro pêssegos 🙂

  2. Fer, querida, tudo bem?
    Morri com essa receita que repasso a você:
    Panna Cota c/ calda de vinho
    Calda:
    1/2 xíc (chá) de vinho tinto
    1/2 colher (sopa) de fécula de batata
    1 colher (sopa) de açúcar
    cozinhe 3′ no fogo e sirva fria sobre a panna cotta
    Vc não imagina o qto. fica bom!
    Beijos
    Ana
    R: que delicia, Ana! vou testar ASAP, obrigada! :-*

  3. adorei essa receita, Fer. vou tentar fazer com os morangos. mas esse agar-agar nao sei se vou encontrar por aqui. pode trocar por gelatina, né? só nao sei como fazer a correspondência de medida.
    R: acha em lojas de produtos asiaticos, Mariana. senao usa gelatina comum, sem sabor, dai voce le as instrucoes da embalagem pra ver quanto de liquido usar pra cada envelopinho. certamente sera mais do que na de agar-agar.

Deixe a sua pitada: