pudim com morango & água de rosas

p-aguarosa-morango_1S.jpg

p-aguarosa-morango_2S.jpg

Acho que nunca fiz uma sobremesa que tenha causado tanto entusiasmo no meu marido. Quando ele elogia, é sempre com intensa sinceridade. Ele chamou de panna cotta. Eu resolvi chamar de pudim. Fiquei um pouco receosa que o perfume da água de rosas fosse ser um problema, porque não é todo mundo que gosta desse tipo de aroma na comida. Mas neste caso, foi a água de rosas que fez toda a diferença. Adoramos. Ao invés de colocar em moldes para desenformar, resolvi usar potinhos pequenos, alguns deles são porta velas de vidro. Ficaram fofíssimos. A receita fez 8 potinhos pequenos.

1 xícara de morangos orgânicos picadinhos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água de rosas
Pique o morango, misture com o açúcar e a água de rosas e distribua pelos potinhos, uma colher de sopa em cada um. Reserve.
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite integral
3 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de 4gr [1 colher sopa] de agar-agar
2 colheres de sopa de água de rosas

Numa panela, coloque o creme de leite e o açúcar e mexa bem com um batedor de arame até o açúcar dissolver bem. Adicione o agar-agar e leve ao fogo médio, até o creme ferver. Remova do fogo. Adicione o leite e a água de rosas, mexa bem para incorporar e distribua o creme pelos potinhos com os morangos picados no fundo. Leve à geladeira até firmar. Com o agar-agar o processo é rapidíssimo, então dá pra fazer enquanto prepara a refeição e já servir logo em seguida como sobremesa.

6 comentários em “pudim com morango & água de rosas”

  1. Ola! Gostei dessa receitinha e gostaria de tentar fazer, porem tenho algumas perguntas. Gostaria de saber o que voce usa como creme de leite aqui, sei que tem nas lojinhas brasileiras mas acho que voce usa outro produto daqui nao? Sempre vejo nas suas receitas entao queria saber. E outra como chama agua de rosas em ingles? E de que marca voce comprou?
    Obrigada! Bjim
    R: oi Letícia, o creme de leite é o fresco, chamado de heavy ou whipping cream, você encontra em qualquer supermercado na secão de leite, iogurtes. eu uso o orgânico. agua de rosas é rose water em inglês. tem também em qualquer supermercado, na seçào internacional ou em mercadinhos arabes, se tiver na sua cidade. já usei diversas marcas, como a Carlo. mas nessa receita usei a da marca Al Wadi, muito facil de achar. beijo!

  2. Amei Fer, que delicia, meu tipo de sobremesa perfeita. Essa eu vou fazer sem duvida!!!
    Tem um restaurante mediterraneo local aqui perto de casa q tem uma salada de frutas super simples com mint e agua de rosas, nossa eh uma delicia Fer. O sabor nao eh forte, eh bem sutil e combina tanto com as frutas, eh a coisa mais simples, nao tem acucar nem nada, sao frutas, geralmente melons (cantaloupe, honeydew, watermelon), grapes, apples, oranges and strawberries (depende da estacao) tossed com chopped mint e sprinkled com agua de rosas, super refrescante, eu adoro.
    Muito facil de fazer em casa alias, e super gostosa p/ o verao!
    Mas vou fazer o pudim tbem pois adoro creamy desserts, yum!!
    Bjs!
    Ana
    R: adorei essa idéia de salada de fruta, Ana! vou fazer! 🙂 beijao

  3. Acho que vou gostar dessa sobremesa, o aroma de rosas me agrada ate’ na comida. Tem umas sobremesas arabes que usam…
    R: e é facílima de fazer! 🙂

  4. Fer, parece delicioso mesmo! Será que dá para fazer com gelatina em folha?
    R: com certeza dá Rachel. só faz as adaptacoes da quantidade de liquido/gelatina conforme as especificacoes do pacote da sua gelatina. depois me conta. 😉

  5. Oi Fer,
    Achei uma delicia esse seu pudim! Vou procurar agar-agar na minha loja de organicos. Sabe que comprei la’ um “filet” de seitan e preparei com cebolas roxas e vinho branco, nao e’ muito fotogenico, mas o sabor ficou bem interessante. Beijos.
    R: Maria, faz e me conta o que achou, tah? eu nunca comi seitan, ou se comi nao lembro, qualquer dia vou tentar. beijao!

Deixe a sua pitada: