salada de batata e cenoura com molho de limão

batatas-cenouras-limao_1S.jpg

Isso é tão fácil e óbvio de fazer que parece até que não é receita. Mas surpreenda-se comprando um punhado de batatinhas novas, daquelas primeiras da estação, recém colhidas ainda com cheiro de terra, simplesmente as melhores e as mais saborosas. Compre também cenouras. Lave bem mas não descasque nada. As cenouras podem ser cortadas em diagonal. Coloque batatinhas novas e cenouras numa panela com água e uma pitada de sal. Cozinhe até as batatas amolecerem. Agora espere esfriar um pouco, puxe a pele das batatas com a ponta dos dedos e vupt. Pronto, elas vão com as cenouras pra uma saladeira. Daí é só preparar um molho com um limão grande—a casca ralada e o suco espremido, bastante azeite extra-virgem, um pinguinho de mostarda marrom, um punhadinho de sal [usei Maldon], uma polvilhada com pimenta do reino moída na hora e uns raminhos de ciboulettes [chives] picadinhos. Só isso, misture bem, tempere os legumes, pode deixar marinando uns minutos se quiser e pode servir. Não vai ter sobras!

3 comentários em “salada de batata e cenoura com molho de limão”

  1. Estou ansiosa para que a minha vizinha agricultora tenha batatinhas novas. Ela costuma dar algumas à minha mãe porque comete o sacrilégio de deitar essas batatinhas aos porcos 🙂

  2. Ola Fer,
    uns dois ou tres meses atras comentei aqui que tinha adorado o blog, e desde entao sempre sigo seus posts…
    Sempre vejo que fala do Uriel seu marido, mas nunca tinha ligado os fatos, ele é professor na UC Davis, certo? Entao acredito que vcs sejam os tios da minha melhor amiga! Marcela Moura de Campinas. Certo?
    Até mais!
    Raissa Cury
    R: Raissa, somos primos da Marcela–o pai dela é primo da mãe do Uriel. que legal saber que você é amiga dela, uma super querida! beijao pra você!

Deixe a sua pitada: