gelado de melissa & hortelã

lemonbalm-icecream_1S.jpg
Depois das chuvaradas do final de inverno e inicio de primavera, fui inspecionar a minha horta pra ver como estava a situação e encontrei o lemon balm [melissa] e o chocolate mint [hortelã chocolate] num estado de absoluta abundância. Comecei a usar a mistura das duas ervas para fazer o chá que bebo no final do dia, mas me animei bastante para empregá-las em algumas receitas. O lemon balm tem um aroma de limão realmente delicioso. E a chocolate mint não fica atrás em personalidade. A primeira coisa que pensei em fazer foi um sorvete. Fiz este nos moldes do sorvete de estragão e do sorvete de lavanda que são muito bons para acompanhar frutas frescas, pois ficam bem leves, apenas com um delicado sabor das ervas.
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite integral
Um punhado de folhas de lemon balm e de chocolate mint lavadas
Mel a gosto
1 colher de chá de vodka [*opcional]
Misture o leite e o creme de leite numa panela. Leve ao fogo e deixe esquentar bem, mas não deixe ferver. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Quando o liquido estiver bem gelado, coe as folhas, junte mel ou outro adoçante da sua preferência, 1 colher de chá de vodka e leve à sorveteira. Guarde num recipiente de vidro com tampa no congelador. Sirva com frutas frescas, neste caso eu servi com morangos salpicados com um pouquinho de açúcar baunilhado [feito em casa].
»com o hortelã chocolate também já fiz um sorvete fino da bossa.

6 comentários sobre “gelado de melissa & hortelã”

  1. Fezoca, há uns tempos atrás quando me iniciei nisto dos blogs, ficava confusa por ver erva-cidreira nos blogs brasileiros e não era igual à nossa erva-cidreira. Daí pesquisei e só pelo nome científico é que tirei as minhas dúvidas, a nossa erva-cidreira (melissa officinalis) não é o mesmo que a vossa erva-cidreira, acho que lhe chamam capim-limão, né? 🙂

  2. Fer, pelo q eu conheco dos tempos do quintal da minha avo, Melissa (lemon balm) eh diferente de erva-cidreira (lemon grass).
    Melissa tem folhinhas peludinhas, ja a erva cidreira tem aqualas folhas finas e bem compridas, parece uma gramona, que ate cortam a mao da gente nos lados. Mas apesar de serem diferentes na aparencia elas tem o “perfume” e gosto bem parcidos. Eu adoro as duas!
    Amei a ideia do sorvete, eh engracado pq eu sempre vejo varias coincidencias com o q acontece por aqui e seus posts (tudo relacionado ao fato das comidas da estacao), dessa vez eu tinha visto um vasinho de lemom balm no farmer’s market e falei hoje mesmo p/ o meu marido q eu ia la buscar pois me deu uma saudade imensa dos chas q minha avo fazia!! (quando fui ao farmer’s market voltei com mais um tipo de mint “mexican mint”, por isso deixei o lemon balm p/ o proximo final de semana! rs!)
    Beijao!
    Ana
    R: era o que eu pensava sobre melissa e erva-cidreira, Ana! beijo:-)

  3. Eu tenho erva-cidreira (melissa officinalis) por tudo que é canteiro e hortelã também. Incrível como estas ervinhas se propagam quando chega o tempo mais quente 🙂 Acho o máximo. Nunca tinha pensado em fazer gelado com elas. Uso-as basicamente para chás 🙂
    Não entendi uma coisinha, as folhas entram quando o leite esquenta, ou só entram depois de estar frio?
    R: fiquei na duvida se a melissa era a erva-cidreira, entao é! coloca as folhas junto com o leite e poe tudo no fogo. so tira as folhas qdo o leite ja estiver gelado.

Deixe a sua pitada: