batata frita [de forno]

batatafrita-forno_1S.jpg
Batata frita, pra mim, é uma das melhores coisas do mundo. Batata cortada e frita na hora, não tem concorrência, sempre que posso, peço e como. Mas raramente faço em casa. Porque tem que ter muito óleo bem quente na panela e eu tenho mil preconceitos com panelas cheias de óleo fumegante. Então em casa eu faço batata frita falsa, às vezes refogando rápidamente no azeite e noutras vezes assando, como fiz com essas.
É só colocar as batatas cortadas do jeito que quiser, descascadas ou não—como só uso batata orgânica, não descasco, numa vasilha. Temperar com sal marinho grosso, alguma ervinha seca e bastante azeite. Mexer bem para os temperos envolverem todos os pedacinhos de batata, colocar tudo numa assadeira forrada com papel alumínio e assar em forno alto [410ºF/ 210ºC] até as batatas começarem a ficar douradas. Remover do forno e servir imediatamente.
Temperei essas batatas com um sal que fiz em casa usando sal marinho grosso, raspinhas de casca de limão e alecrim seco, no mesmo estilo deste de laranja.

15 thoughts on “batata frita [de forno]”

  1. Oi Fer! Eu sempre faço assim ao forno, com alecrim e uns dentes de alho…e como adoro batata-doce, as vezes faço uma mistura de tipos de batata! Fica uma delícia!
    beijos

  2. Tambem faco sempre ao forno, frito e’ bom, mas o cheiro e a sujeira que faz… Ja’ experimentei a versao com cebolas e balsamico, e’ boa para variar um pouquinho, porem essa classica e’ campea. Beijos.

  3. Olá!
    Visito seu blog há muito tempo, mas só hoje resolvi deixar meu comentário, pois a idéia da batata frita de forno realmente é uma opção tentadora para quem gosta muito de batata frita, mas não pode se dar ao luxo de comer sempre.
    Vou experimentar!
    Feliz dia das mães para você e todas suas leitoras.
    Bjs.
    R: que bom que você decidiu comentar, Rita! um beijo

  4. Amo batata com alecrim! Mas quem não ama, né? Tem coisas que nasceram pra se casar… Faço muito batatinha no forno, ou assim gordinha como a sua, ou corto beeem fininha, igual papel, e faço chips – impossível comer uma só!

  5. Tbem adoro a batata assim feita no forno, com azeite, sal e alecrim fica demais de boa!
    (a batata frita ja eh algo a parte, eu tbem nao faco em casa e p/ comer fora tem umas q sao assim divinas, mas a maioria… eu passo)
    Beijos!
    Ana

  6. O sabor não tem mesmo comparação. Eu adoro dar uma cozida nelas primeiro (a chamada entaladela na batata) e depois fritar em azeite. Ficam super deliciosas 🙂 Assim no forno ainda não experimentei, mas deve ficar tão bom ou melhor!

  7. Quem não gosta de uma batata bem sequinha e crocante? É bom demais! Também faço no forno as vezes mas a criançada gosta dela frita mesmo!! Beijão

Deixe a sua pitada: