mousse de chocolate
[com calda de amora e mel]

moussechoc-amo_1S.jpg

moussechoc-amo_2S.jpg

Uma sobremesa cremosa com chocolate estava me rondando há tempos. Por várias vezes comprei barras de chocolate para fazer algo diferente, mas acabava sempre usando para outras coisas, principalmente para refazer este chocolate quente parisiense, que repeti infinitamente. Procurando por uma idéia legal, vi nas últimas páginas do livro da Skye Gyngell, My Favorite Ingredients, uma panna cotta de chocolate com calda de amoras e mel. Era isso! Eu só precisava dessa visão inspiradora e a partir dali criei a minha própria receita, que chamei de mousse de chocolate. Uma mousse sem nenhum ovo e que ficou deliciosamente cremosa e, é claro, chocolatuda.

200 grs de chocolate meio amargo [*usei o 70% da Lindt]
1 colher de sopa de mel
1 pitada de sal
2 xícaras de leite integral
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
9 grs de gelatina agar-agar

Numa panela misture o leite, o chocolate quebrado em pedacinhos, o sal, o mel e a gelatina agar-agar. Leve ao fogo baixo e mexa com um batedor de arame até o chocolate derreter e a gelatina dissolver. Deixe chegar ao ponto de fervura. Desligue fogo. Junte o creme de leite, bata bem para incorporar e coloque tudo numa forma molhada. Leve a geladeira até firmar. Desenforme e sirva com as amoras, que devem ser cozidas rapidamente com um pouco de mel. Eu usei amoras orgânicas congeladas.

11 thoughts on “mousse de chocolate
[com calda de amora e mel]”

  1. Nossa, Fer, eu fiz essa mousse de chocolate…. Plancton! Que cousa chocolatudamente deliciosa e fancy, segundo meu marido!
    Foi minha primeira receita usando agar agar! Amei 🙂
    R: adorei saber, Jux! :-*

  2. Você pode me dizer que tipo de forma usou para desenformar tão bem? É de silicone?
    As fotos são lindas e as receitas deliciosas. Adorei também suas fotos de flores, sou louca por flores e cultivo algumas petúnias em casa.
    Obrigada,
    Rosi
    R: oi Rosi, a forma é de metal, o segredo é colocar a gelatina na forma molhada com água, que desenforma bem fácil.

  3. gosto demais das suas receitas. Esta devo fazer e usar uma forma parecida com a sua que ganhei dos EEUU.Sou brasileira, moro aqui no Rio de Janeiro e nunca encontrei agar agar. Como posso substituir. Um abraço e continue nos alegrando com seus comentarios alegres e suas receitas maravilhosas. Um abração e aqui estamos curtindo um outono com 30º e muita gente na praia
    R: Heloisa, minha mae compra agar agar em lojas de produtos naturais no BR. tambem tem em loja japonesa. mas se voce nao achar, usa a gelatina sem sabor. beijo!

  4. Fernanda, esta sobremesa está tão linda que até assusta. Não que suas receitas não sejam ótimas, mas esta é de arrasar. Uma pena que não encontro o agar-agar. Quando comprar, terei que correr para emagrecer porque vou preparar e comer 3 receitas suas de uma vez só. Ok, só um pouco de exagero! Super beijo e Feliz Páscoa p/ todos!
    R: obrigada, Paula! tenta fazer com a gelatina comum, poe um pouco menos. uma Páscoa muito feliz pra voce tambem! beijo

  5. Foto linda!
    Faz muito que venho planejando usar o hagar hagar, mas aqui no interior eu moro taõ longe de tudo e vivo me deixando levar pelas desculpas.
    Bom feriado!
    🙂

  6. Ai que perdicao, esta linda demais sua panna cotta de chocolate, simplesmente amei!!
    Eu sou chocolatra assumida, preciso do meu chocolatinho diario, lindo seu doce, lindo! Me deu uma vontade imensa, vou fazer!!
    Beijos!
    Ana

  7. Oi Fer,
    Como sempre suas fotos são surpreendentes, além da apresentação é claro.
    E fico impressionada como vc consegue usar o agar-agar com tanta facilidade, esta receita vou tentar fazer.
    Beijos Miti

Deixe a sua pitada: