frango com purê de cenoura e molho de laranja

frango-purecenoura_1S.jpg
Vez e outra faço uma receita com um franguinho caipira, que para o meu marido muito mais carnívoro que eu, é um verdadeiro treat. Esta saiu da edição sobre Los Angeles da revista Saveur com fotos lindíssimas da Penny De Los Santos. Não consegui fazer exatamente como a receita manda, pois no meio da função me toquei que não tinha nenhum tipo de folha verde, nem mesmo uns matinhos pra colher no meu quintal. E matinho é justamente o que a criadora da receita usa. Para acompanhar o frango picantee o purê adocicado, a chef Suzanne Goin do restaurante Lucques, faz uma salada com folhas de dandelion/dente-de-leão, um mato comestível muito comum por aqui. A minha receita ficou sem os verdinhos, uma pena. Fomos só de frango com o purê de cenoura e o molho de laranja, que se combinaram numa ménage à trois perfeita.
6 peitos de frango batidos fino
16 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal Kosher ou marinho grosso e pimenta do reino moída a gosto
4 xícaras de caldo de galinha [*usei de legumes]
2 quilo de cenouras cortadas em rodelas
1 cebola grande picada
1 1⁄2 xícaras de suco de laranja
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 laranjas descascadas e cortadas em gomos
3⁄4 xícara de harissa
2 colheres de chá de vinagre sherry [jerez]
100 gr de folhas de dandelion / dente-de-leão [ou outra folha verde]
3⁄4 xícara de azeitonas pretas secas cortadas grosseiramente
2 echalotas picadinhas
Numa vasilha coloque os peitos de frango e tempere com 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Reserve.
Numa panela cozinhe as cenouras no caldo de galinha [ou legumes] até elas ficarem bem macias. Escorra. Na mesma panela coloque 1/2 xícara de azeite e refogue a cebola. Adicione as cenouras cozidas. Bata no processador com 2 colheres de sopa de azeite até formar um purê. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Numa panela pequena coloque o suco de laranja e cozinhe até reduzir pela metade, uns 15 minutos. Misture a manteiga, tempere com sal e pimenta. Junte os gomes de laranja e reserve.
Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Numa grelha ou frigideira de ferro frite os peitos de frango, três de cada vez, virando para que fiquem dourados nos dois lados. Transfira os peitos de frango fritos para um refratário. Pincele com parte da harissa [*eu usei um pouco menos do que a receita pedia, porque não gostamos de nada muito apimentado] e asse por uns 10 minutos.
Misture o restante do azeite com o restante da harissa e o vingre sherry numa vasilha pequena. Misture as folhas verdes, azeitonas e echalotas picadas e tempere com o molho.
Sirva o cada peito de frango sobre o purê de cenouras, regue com o molho de laranja e acompanhe com a salada de folhas verdes [*que no meu caso não teve, infelizmente].

5 comentários sobre “frango com purê de cenoura e molho de laranja”

  1. Fer, posso dizer agora,-ficou uma delicia!
    Adoro pratos assim, – praticos e faceis de fazer.
    Usei suco de tangerinas que abundam por aqui!
    bj
    R: querida Fafah, adorei saber que ficou bom! beijo pra voce! 🙂

  2. ONtem dormi lendo essa revista – como vamos para LA por um ano (sabbatical), vou guardar esse numero com todo cuidado. Vi essa receita do franguinho e imediatamente coloquei na minha mira, mas voce nao perdeu tempo! 🙂

  3. Nega, que frango liiiiindooooooo!!!!!
    Vou tentar fazer, mas não tenho nenhuma grelha nem panela de ferro pra conseguir esse chamuscadinho inexprimível…. deve ter ficado bom à beça! Vou ver se frito os filés na minha George Foreman, quem sabe fica bom? O resto vou seguir à risca a receita, depois te conto! (viste a calamidade no Rio de Janeiro, nega? Só por Deus, neguinho no Brasil precisa parar de construir nas encostas – e as prefeituras parar de fechar os olhos e fingir que nada viram). Beijos, neguita, CONGRATULATIONS!!! SCHAMMAAACKKK!!!

Deixe a sua pitada: