bolo de purê de maçã

bolo-puremaca_1S.jpg
Na revista Everyday Food de abril de 2010 eu marquei inúmeras receitas para fazer e uma delas foi esse bolo. Adoro tudo que leva frutas, adoro também tudo que é prático e fácil. Quanto menos confusão, tropeções e farinha espalhada pela cozinha durante a execução da receita, mais pontos ela leva no meu ranking. Essa marcou bem alto. Conquistou a simpatia da cozinheira e também do crítico, que devorou muitas fatias e expressou alguns murmurios elogiosos. Fica um bolo fofo, macio e úmido.
1/2 xícara de óleo vegetal [mais para untar a forma]
3 maçãs grandes, sem sementes e descascadas, cortadas em cubos
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de sal marinho grosso
1/2 de colher de chá de fermento em pó
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 de colher de chá de canela moída
1/4 de colher de chá de noz moscada ralada
açúcar de confeiteiro para decorar [opcional]
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma redonda de 20 cm com óleo. Numa panela coloque as maçãs em cubinhos e 1/4 de xícara de água e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cubra a panela, deixando cozinhar por uns 10 minutos ou até que as maçãs estejam bem macias. Amasse as maçãs cozidas com um amassador de batatas ou um garfo, e vá mexendo no fogo até ficar um purê bem seco. Remova do fogo.
Numa vasilha coloque o purê de maçãs e o açúcar. Misture bem com um batedor de arame. Adicione os ovos, depois a farinha, depois o sal, o fermento, o bicarbonato, a canela e a noz moscada. Bata bem e transfira a massa para a forma untada. Leve ao forno e asse por 30—35 minutos. Remova do forno, deixe esfriar uns minutos, inverta numa grade e deixe esfriar completamente. Coloque num prato, decore com o açúcar se quiser e sirva.

10 comentários sobre “bolo de purê de maçã”

  1. Acabei de fazer esse bolo e nao ficou alto. Nao tinha bicarbonato de sodio em casa e nao sei exatamente se a medida em xicaras da certo (gramas???). Vou fazer mais uma vez.
    R: acho que sem o bicarbonato o bolo nao fica fofo mesmo. 1 xic = 250 ml.

  2. Minha querida amiga Fer!
    Meu Deus, está perfeito! Acho que agora a sua porção “doce” está dando show empatando com a salgada que é o máximo pra mim. Não como não faze-lo, lindão com esse açuquinha por cima e tudo!
    beijos!!!

  3. Voce ainda acaba me convertendo em uma cake-baker!
    Esse ta’ dando vontade de tentar tambem….
    adoro macas –
    tem que ser maca acida ou pode usar qualquer uma?
    R: qualquer maçã. eu usei uma doce.

  4. Farei com certeza. Nesse frio, adoro levar um bolinho hand made. E os meuá queridos colegas agradecem sempre. Tudo de bom com um chazinho. Anotada!

  5. Alem de lindo ainda eh facil de fazer. O bolo esta super fofo, adorei a foto, vou fazer pois aqui em casa todo mundo adora bolo de macas!!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: