sopa de tomate—em variações

sopa_t_varias1S.jpg

pimientos-piq1S.jpg

pimientos-piq2S.jpg

sopatomate_1S.jpg

sopatomatedupla_1S.jpg

Tudo começou durante as nossas tagarelices diárias no Twitter, quando a querida Fê disse que estava bebericando uma taça de cava enquanto esperava a sopa de tomate ferver. Sopa de tomate? Já fui perguntando a receita, que ela prontamente e em menos de 140 caracteres me enviou. Era a coisa mais simples do mundo—dois ingredientes principais, tomate e pimientos piquillo, mais um dente de alho, uma pitada de sal, um fio de azeite, se bem me lembro. Naquele dia mesmo improvisei a minha versão, com os ingredientes que tinha em casa. A partir disso minha vida mudou e desembestei a fazer uma sopa de tomate atrás da outra.

Bem sabendo que durante o inverno, tomates aqui não há, vou me explicando que usei tomates inteiros enlatados. Acho que foi o Mark Bittman que disse que esses tomates são os melhores para substituir os frescos, pois são enlatados no pico da estação, no auge da maturidade e sabor. Eu uso os tomates da marca californiana Muir Glen, que são, na minha opinião, imbátiveis. Uso o fire roasted, que tem um que de sabor a mais. Já usei muitas latas desses tomates, com os quais preparei muitas variações desta sopa dadivosissíma e que simplesmente não consigo parar de fazer. Não vejo a hora dos tomates frescos chegarem por aqui no verão, para eu poder expandir essa idéia ainda mais.
A primeira sopa que fiz, usei junto com os tomates a pimenta peppadew, que é picante e doce e eu adoro. Depois achei um vidro de tapenade de piquillos, que usei para fazer uma versão mais aproximada da sopa da Fer. Finalmente, essa querida amiga Dadivosa me enviou da Espanha os autênticos pimientos del piquillo, que são uns pimentõeszinhos vermelhos assados na brasa. Não são picantes. Fiz a sopa ainda mais uma vez, desta adicionando uma colherzinha de pimenton de La Vera, que é conhecido como páprica espanhola e pode ser doce ou picante. Usei a picante.

a receita básica:
Tomates orgânicos frescos ou em lata
Pimentões vermelhos assados
[piquillos ou pimentões vermelhos comuns assados ou a pimenta peppadew]
Um dente pequeno de alho
Sal a gosto
Pimenton de la Vera, doce ou picante ou páprica
Azeite extra-virgem a gosto

Bata os tomates, pimentões e o alho no liquidificador com um pouco de água. Passe tudo por um peneira. Coloque o liquido numa panela e leve ao fogo. Adicione o sal e o pimenton de la Vera ou páprica. Deixe ferver. Desligue, adicione azeite a gosto. Sirva.

11 comentários sobre “sopa de tomate—em variações”

  1. Hoje estava no supermercado e pensei, vou fazer sopa de tomate! (entenda-se que nunca fiz nem comi sopa de tomate) Comprei tomates e, por alguma reminiscência, pimentos assados.
    Depois cheguei a casa e vim vasculhar nos meus favoritos à procura do sítio onde eu tinha visto essa tal sopa de tomate, há alguns dois anos, que levava pimentos e vinha nuns pratos azuis lindos. A minha pasta de favoritos é quase como os caderninhos da sua mãe, levei eternidades a encontrar, mas estou aqui, dois anos depois, pronta a experimentar a dita sopa.
    Acho que não lhe posso fazer maior elogio que isto, se fiquei dois anos a remoer subliminarmente numa fotografia e num conceito, afinal um blog de cozinha “vende” inspiração e obsessões =)
    R: Adorei saber disso, Sara! Espero que voce tenha gostado da sopa e volte sempre aqui. 🙂

  2. Fer, vou ver se acho no Santa Luzia em São Paulo os pimientos!! Também sou fãzona de sopa de tomatesm o seu salmorejo ficou ótimo, agora preciso testar esta! Um bj
    R: se não achar, faça com pimentão vermelho tostado na chama do fogao. eu poderia tomar sopa de tomate, fria ou quente, todo santo dia. tão bom, né? beijo!

  3. Fernanda, ainda esta semana fiz uma versão deliciosa: tomate enlatado, 2 pimentos vermelhos assados no forno e depois pelado e grão.
    Uma delícia!
    Tb ando sempre a experimentar combinações, porque adoro sopa de tomate.
    Beijinhos.

  4. Mais do que a sopa adorei o design e o logótipo das latinhas de pimentos. Nós estamos tão perto de Espanha e não consigo encontrar nada disso por aqui… devem ser deliciosos 🙂
    R: se esta perto, dá um pulinho lá! 😉

  5. Fer,que delícia!Vou testar essa sopa por aqui também,estou viciada no pão com tomate espanhol,assado no forno alguns minutos.Fica maravilhoso.Beijos para ti!!
    R: eu também, Mariângela. e o Uriel no pão com azeite. 🙂 beijaoo!

Deixe a sua pitada: