farofa de amêndoa e pimenton

amendoa-pimenton_3S.jpg
amendoa-pimenton_1S.jpg
Não tive a oportunidade de fotografar, nem de comer este prato de aspargos com ovos preparado pelo pessoal do restaurante Contigo para ser um dos modelos para o workshop de fotografia. Foi somente a primeira turma que fotografou e comeu esse prato. Eu fiquei com a torta de maça, a salada de laranja, o arroz negro com calamares e o chocolate com churros. Não senti falta porque não curto muito os ovos com gema mole, como eles são normalmente preparados para acompanhar os aspargos. Mas no final do workshop, estávamos naquele convercê final de despedida, quando alguém comentou com o chef Brett Emerson alguma coisa sobre o prato de aspargos e indagou sobre aquela “farofinha” salpicada sobre os ovos. O super tranquilão chef respondeu já dando a receita—ah, é apenas uma mistura de amêndoas trituradas com pimenton de la vera. Ouvir aquilo foi o que me bastou para entrar numa vibração obsessiva. Não sosseguei enquanto não testei a ideia em casa. Com a chegada da primavera, os aspargos têm aparecido abundantemente na minha cesta orgânica e no Farmers Market. Modifiquei a receita a beça, porque não gosto de gema mole e não tinha o jamon que o chef usou no seu prato. Também não grelhei os aspargos, apenas cozinhei no vapor e temperei com sal e azeite só na hora de comer, já no prato. Troquei o jamon por bacon [usei o uncured applewood do Niman Ranch] e ovo frito por ovos caipiras cozidos. Pra fazer a farofinha, coloquei no processador um punhadinho de amêndoas torradas, um pouquinho de pimenton de la vera doce e outro pouquinho [bem pouquinho] do apimentado. Ficou super interessante.

8 comentários sobre “farofa de amêndoa e pimenton”

  1. Oi Fer!
    Tb adoro aspargos. Eles fazem bonito com sal e azeite.
    As receitas chegaram em seu e-mail?
    Bjs,
    Ana
    R: oi Ana! chegaram sim, te escrevi hoje te agradecendo. 🙂 obrigadao! vou tentar adaptar a receita do sorvete, vamos ver. 🙂 beijos!

  2. Quero começar por lhe dizer que adoro a sua escrita e que ler o seu blog é um óptimo começo de dia, pois ele é cheio de energia positiva e contagiante. Tenho de me privar de o fazer logo pela manhã ou então terei mais comida em casa do que a que conseguiriamos comer!
    A história do “Chucrute com Salsicha” fez-me rir imenso sózinha, o único problema foi que estava num local público e devem ter julgado que eu era meio maluquinha. 🙂
    Essa farofa de que fala parece-me uma verdadeira inspiração – vou ter que a experimentar bem rápido.
    Voltarei mais vezes! Boa sorte e bons cozinhados!
    Cristina.
    R: muito obrigada por escrever, Cristina! seja sembre bem-vinda. um beijo!

  3. Que aspargos m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s…fiquei com água na boca…
    A farofinha deve ser dos deuses e acho que combina com vários pratos…nham! nham!
    Cláudia

  4. Bem, voces sabem do meu problema com eggs e coisas do genero. Mas esse aspargus com a farofinha serao duplicados la em casa, com certeza. Adorei a ideia.
    Bjs amigas!!

  5. Interessante mesmo a farofa!
    Que coindidencia Fer, ontem eu fiz ovos cozidos com a gema mole p/ comermos com asparagos na janta! Matheus adora ovo mole e ama aspargos, foi pediro dele e ele adorou a janta, comeu dois ovos com os green spears! Fiz tbem palitinhos de torradas pois ele adora eggs and toast, justamente p/ molhar a torrada na gema. Ficou tao gostoso, ambos ovos e aspargos eram do farmer’s market, tao fresh, tao spring like, ja estou ficando feliz com a primavera, aspargos, morangos, ai como eu adoro a chegada dos meses quentes!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, eu adoraria conseguir gostar de gema, mas infelizmente não vai. nem mole, nem dura. o Uriel come a minha parte. 🙂 beijo

Deixe a sua pitada: