pasta de chocolate & avelã
[ou nutella pra cabra macho]

fakenutella_1S.jpg
Quando vi esta receita no David Lebovitz dei até um pulinho na cadeira, de tanta animação. Eu tinha todos os ingredientes para fazer essa receita super fácil e deveras intrigante. Seria uma nutella rústica? Precisei provar para tirar minhas conclusões. Pensei na utilidade de publicar a receita aqui, sendo que as cocoa nibs e o óleo de avelãs não são ingredientes ordinários que podem ser encontrados em qualquer mercearia da esquina. Optei por publicar, para assim também poder registrar as minhas impressões. Como explicado pelo Lebovitz na receita original, a pasta realmente endurece depois de um tempo e para reusar precisa dar uma esquentadinha, no microondas ou num banho maria. Nós achamos o resultado EXTREMAMENTE FORTE. Com tudo isso concluí e reafirmo—essa pasta é realmente uma nutella bem rústica, chocolatudíssima, coisa mesmo pra cabra macho. Mas como existem os fracos, existem também os fortes. Enquanto que eu e o Uriel comemos a pasta com aquela relutância natural de gente acostumada a passar apenas mel e manteiga no pão; os amigos pra quem ofereci a nutella caseira, numa tentativa de desovar as sobras, não só adoraram, como devoraram nacos inteiros solidificados, como se fossem pedaços de chocolate comum. Ganharam todo o meu respeito!
chocolate-hazelnut spread
faz 2/3 xícara [150 gr]
1 xícara [120 gr] de cocoa nibs torradas
[* usei as da marca Scharffen]
2 colheres de sopa de açúcar tipo demerara
[mais 1 1/2 colheres de chá extra para finalizar]
2 to 3 colheres de chá de óleo puro de avelãs
Sal marinho grosso ou em flocos
Toste as cocoa nibs numa frigideira, por uns 3 minutos, até elas ficarem bem aromáticas. Coloque as nibs no processador e junte as 2 colheres de sopa de açúcar, o óleo de avelãs e uma pitada de sal. Moa tudo muito bem, parando uma vez ou outra para raspar as bordas com uma espátula para que a mistura fique homogênea. A pasta deverá ficar bem brilhante, mas ainda um pouquinho crocante. Remova a pasta do processador e adicione a mão o restante 1 1/2 colheres de chá de açúcar. Sirva sobre fatias de pão e salpique um pouquinho de sal marinho por cima, se quiser.

6 comentários sobre “pasta de chocolate & avelã
[ou nutella pra cabra macho]”

  1. Tá lindo, mas não me animo não, porque aqui no Brasil tá um calor tão danado que eu que já não sou louca por chocolate me retorço toda só de ouvir a palavrinha ai em cima mencionada.rsrsrsrs
    P.s: agora esse pão meninaaa!!!!

  2. Que bacana q vc fez Fer, eu quando vi a receita no blog do David ba-bei! Adoro cocoa nibs, amo! Vc ja experimentou os q o TJ’s tem q sao covered in chocolate? Ohhh, sooo good!
    Eu gosto de chocolate, mas imaginei q essa receita seria mesmo mais forte por conta dos nibs. Ainda vou fazer um dia, fiquei curiosissima pois adoro nutela, chocolate com avela p/ mim is a heavenly combo!
    Beijos!
    Ana

  3. Hahaha! Como diria o meu marido: nutella que faz crescer cabelo no peito!
    Infelizmente essa receita vai ficar para o futuro. Aqui por essas bandas, uma latinha de óleo de avelã pode chegar a vergonhosos US$ 80…

  4. Nunca mais abro seu blog quando estiver tomando agua com gas….
    esse “Nutella pra cabra macho” me fez espirrar agua pelo nariz, e… believe me, com o pouquinho de limao que tinha colocado no copo, nao foi nada agradavel…
    priceless!!!!
    cabra macho! Faz seculos que nao ouvia essa expressao! Amei o flashback!

Deixe a sua pitada: